Defesa Civil participa de capacitação sobre novas tecnologias para mapeamento de áreas de risco

O curso utilizou o SIG (Sistema de Informações Geográficas) como ferramenta no estudo de mitigação de riscos naturais e tecnológicos

  A Defesa Civil, por meio de técnicos da Coordenadoria de Ações Preventivas e Recuperativas, participou da Capacitação em Uso de SIG (Sistema Informação Geográfica) para Estudo e Mitigação de Riscos Naturais e Tecnológicos, entre 7 e 11 de março, em Ilha Comprida/SP. O encontro foi promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul – CBH-RB, em parceria com a Coordenadoria Regional de Defesa Civil – REDEC-1.

A geógrafa Amanda Mendes de Sousa, da Coordenadoria de Ações Preventivas e Recuperativas(CAPR) e Gabriel Gera de Gouveia, estagiário de Gestão Ambiental voltada para riscos hidrológicos, ambos da Coordenadoria da Defesa Civil, destacam que o curso demonstrou como realizar o mapeamento de áreas de risco com o uso de SIG em substituição ao método manual. O SIG tem a capacidade de analisar detalhes das áreas de risco como densidade demográfica, tipo de solo, número de residências e outras informações integradas aos diversos setores e atores envolvidos, tornando a gestão das áreas de risco naturais mais eficientes.

Essa capacitação contribuiu efetivamente aos trabalhos desempenhados pela Defesa Civil, uma vez que um dos instrumentos de gestão dos riscos é o mapeamento e análise espacial da Cidade e a utilização do SIG contribui de modo efetivo para isso.