Defesa Civil participa de evento para debater a questão da Psicologia na gestão integral de riscos e desastres

O encontro reunirá profissionais da Defesa Civil, de Proteção e Saúde, Assistência Social, pesquisadores, gestores e sociedade civil.

No próximo dia 9 de março, será realizada uma Oficina Regional sobre Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres, com profissionais da Defesa Civil, de Proteção e Saúde, Assistência Social, pesquisadores, gestores e sociedade civil. O objetivo do encontro é proporcionar o aprimoramento ético e técnico também dos agentes da Defesa Civil Municipal.

O evento é organizado pelo Conselho Regional de Psicologia, através do Núcleo sobre Emergências e Desastres e pelo Conselho Federal de Psicologia e da Comissão Nacional de Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres. A organização conta também com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

A ideia é promover um amplo debate, intercâmbio de conhecimentos, de propostas e de experiências entre os profissionais e a sociedade organizada.Os participantes poderão apresentar propostas e diretrizes, que, se aprovadas, irão ser encaminhadas para o debate nos Pré-Congressos Regionais em São Paulo e servirão de parâmetro para a gestão do Sistema Conselhos de Psicologia e sua atuação, entre a profissão, sociedade e Estado.

Informações através dos fones: 3061.9494, ramais 334, 336, 337, 355, 356 e 357 ou e-mail: eventos03@crpsp.org.br

As inscrições podem ser realizadas no site (clique aqui) e a entrada é gratuita. Serão disponibilizadas 100 vagas.

Programação:

8h30 às 9h - Credenciamento e Café de Boas-vindas

9h às 9h30 - Mesa de Abertura Institucional

Eliana Torga - Coordenadora da Comissão Nacional de Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres do Conselho Federal de Psicologia – CFP.

Guilherme Luz Fenerich - Conselheiro Tesoureiro do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06.

Hamilton Lacerda - Diretor de Programas e Projetos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Cristóvão Oliveira - Movimento dos Afetados por Desastres – Monades.

9h30 às 10h45 - Mesa 1 – Mapeamento de Risco em São Paulo e Planos de Contingência

Palestras:

Mapeamento de risco em São Paulo

Eduardo Soares Macedo - Geólogo (USP 1981), Historiador (USP 1987), Especialista em Desastres (Japão, 1995) e Doutor em Geociências e Meio Ambiente (UNESP 2001), pesquisador do IPT desde 1981. Professor e orientador de mestrados em Meio Ambiente e em Habitação do IPT. Especialista em desastres naturais, com ênfase em mapeamentos, medidas de controle e recuperação de áreas, atendimentos emergenciais, comunicação de riscos e educação e treinamento de população.

Planos de Contingência

Débora Cristina Santos Diogo - Comunicadora Social – pós-graduada em Gestão e Políticas Públicas – Diretora da Defesa Civil de Santo André e Coordenadora do GT Defesa Civil do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Mediação

Eliana Torga – Coordenadora da Comissão Nacional de Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres do Conselho Federal de Psicologia – CFP.

10h45 às 12h - Mesa 2 – Psicologia e Gestão Integral de Riscos e Desastres

Palestras:

Recursos Psicossociais em Emergências e Desastres: possibilidades e limites éticos e técnicos

Lilian Cecilia Garate Castagnet - Psicóloga Clínica e Hospitalar, com especialização em Psicologia Hospitalar pela PUC-MG/Hospital Municipal Odilon Behrens e em 'Salud Mental en Emergencias, Catástrofes y Desastres' pela Pontificia Universidad Catolica de Chile. Experiência de intervenção em terreno na VIII Región no terremoto de 2010 - Chile e realização de capacitação a bombeiros no Equador. Membro do GT Emergências e Desastres do CRP-MG.

Psicologia e Gestão integral de Riscos e Desastres

Maria Helena Pereira Franco
Representante da Região Sudeste na Comissão Nacional de Psicologia na Gestão Integral de Riscos e Desastres do Conselho Federal de Psicologia – CFP.

Mediação
Representante do Núcleo sobre Emergência e Desastres do CRP SP

12h às 13h - Intervalo

13h às 15h -  Oficinas em grupos sobre o protagonismo e a organização das pessoas e comunidades afetadas pelos desastres.

15h às 16h - Vivência Coletiva

16h às 16h30 - Debate final e socialização de propostas elaboradas para o 9º Corep/CNP

16h30 - Encerramento