Defesa Civil da Penha, proteção à população em área de risco

A Defesa Civil se faz muito presente aos moradores da Subprefeitura da Penha, que abrange os distritos Artur Alvim, Cangaíba, Penha e Vila Matilde. O órgão atua próximo às comunidades em áreas de risco.

A Defesa Civil se faz muito presente aos moradores da Subprefeitura da Penha, que abrange os distritos Artur Alvim, Cangaíba, Penha e Vila Matilde. Só no ano de 2015 foram 495 ocorrências atendidas pelo órgão que atua próximo às comunidades em área de risco.
Queda de árvores registrou 145 chamadas, o maior número entre as ocorrências. Há registros também com edificações, deslizamento nas margens de córregos, incêndios e problemas com muros. Destaque, também, para edificações que, somando-se todos os tipos de ocorrência (alagamento, infiltração, incêndio, rachaduras, interdição), representa um terço do total de chamados.
Além disso, a Defesa Civil da Subprefeitura da Penha tem atenção especial com a população que mora em áreas de risco. Entre as comunidades atendidas estão Cambalacho, Barroca, Bueru/Paratigi, Esperantinópolis e Caixa D’Água. Essas comunidades sofrem constantemente com problemas como, por exemplo, solapamento de margem de córregos e deslizamentos.
A Defesa Civil faz a interdição das casas e acompanha obras de canalização ou outras que visem à segurança dos moradores. Nas comunidades Bueru/Paratigi e Cambalacho, por exemplo, foram feitos muros de arrimo e canalização de córregos. O coordenador distrital de Defesa Civil relata que depois dessas obras, as duas comunidades tiveram menos problemas.
Ele conta, ainda, que mantém parceria com os voluntários nas comunidades, e que o Plano Preventivo de Combate a Incêndios em Assentamentos Precários (PREVIN) é fundamental. O PREVIN é um programa que diminui a vulnerabilidade de comunidades precárias a incêndios e que garante maior eficiência nas ações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Trabalha com a prevenção de incêndios, maior facilidade no seu combate, na regularização de assentamentos precários e no apoio a comunidades atingidas.

Com o objetivo de estar atualizada, a equipe da Defesa Civil da Subprefeitura da Penha participa de cursos de capacitação, sendo um deles o de “Noções sobre área de risco”, ministrado pela Coordenação Municipal da Defesa Civil.