Defesa Civil participa do Simulado do I Simpósio Internacional de Gerenciamento da Resposta em Catástrofes

 Cerca de 120 profissionais da Defesa Civil participaram, no último sábado (16/05), do Simulado do I Simpósio Internacional de Gerenciamento da Resposta em Catástrofes, promovido pelo Hospital Albert Einstein.
Entre as simulações, uma tratava de como agir em casos de atentado terrorista num evento, como uma festa de música eletrônica para jovens, que teve como cenário aChácara do Jockey Club de São Paulo, (zona Oeste).

Desta simulação participarão dezenas agentes e viaturas da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, resgate do SAMU, da Policia Militar, das secretarias de Saúde do Município e Estado, Forças Armadas, Cruz Vermelha, Grupo de Escoteiros do Brasil, Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU-SAMU), Médicos sem Fronteira, ADRA (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), entre outras.
Além das equipes de resgate foram mobilizadas também forças de segurança e atores que representaram as vítimas de uma explosão no evento.
Numa situação de catástrofe existem três áreas de ação, classificada em: quente, morna e fria. A Defesa Civil ficou responsável pela área fria, onde é feito um isolamento para instalação de uma Base Móvel da Defesa Civil, além do cadastramento das pessoas envolvidas na ocorrência e que não sofreram ferimentos.
Ações de simulação como esta teve como objetivo identificar as necessidades estruturais locais da cidade e região, determinando a linha geral de comando coordenada pelas entidades envolvidas.
O preparo foi desde o mapeamento dos recursos disponíveis, avaliação de riscos, remoção, triagem e primeiro atendimento das vitimas, definição das rotas rápidas possíveis ao socorro e remoção a locais específicos de atendimento médico, considerando a logística e o atendimento pré-hospitalar, além de controle e proteção à população de forma a evitar ocorrência de novos eventos.