Questão do saneamento básico é um dos destaques do primeiro dia da Pré-COP 26

Evento realizado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais traz diversos painéis voltados ao desenvolvimento sustentável e construção de São Paulo como Capital Verde

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, realiza a Pré COP 26, evento internacional pensado para discutir a redução de emissão de carbono e formas de incentivo ao desenvolvimento sustentável, nos dias 07 e 08 de outubro. O painel Saneamento Básico, transmitido nesta quinta-feira, discutiu a importância desta questão para a construção de São Paulo como Capital Verde e teve apresentação da secretária executiva da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo, Bete França, da chefe do Departamento de Tecnologia da FAUUSP e vice-coordenadora do núcleo de pesquisa USP CIDADES, Dra. Roberta Kronka, e do Diretor Metropolitano da Sabesp, Dr. Ricardo Borsari.

A secretária Bete França apresentou o Programa Mananciais, gerido pela Secretaria Municipal de Habitação, que atua com em urbanização de favelas, sistema de drenagem em casos de ocupações irregulares, eliminação de áreas de riscos e reassentamento das famílias deslocadas e implantação de parques, espaços livres e áreas de lazer, de forma a oferecer infraestrutura básica e proteção ambiental.

“Temos diversos problemas ambientais mas, pela desigualdade social, a questão do saneamento básico é central. Seremos uma cidade sustentável se tivermos 100% de atendimento, especialmente para populações mais vulneráveis”, afirmou a secretária de Habitação.

A Dra. Roberta Kronka comentou que entende que, na crise, temos a oportunidade de soluções mais criativas e que nosso maior desafio é entender que algumas questões são mais emergenciais. “É muito importante que uma cidade do tamanho de São Paulo, com complexidade de situações, trate essas questões com muito mérito e cuidado. Além de tentarmos resolver todos os problemas que criamos, também precisamos nos planejar para essas mudanças”, afirmou.

O Dr. Ricardo Borsari finalizou o sexto painel do dia apresentando o projeto “Programa Nova Guarapiranga”, ainda em execução, que visa a ampliação do sistema de esgotamento sanitário, a gestão operacional do manancial e a melhoria da tratabilidade da ETA ABV.


Sobre a COP26

Sob o lema “Unindo o Mundo para Enfrentar as Mudanças Climáticas”, a próxima Conferência tem como objetivo explicitar a importância de adotar uma economia neutra em carbono para o meio ambiente. O evento reunirá representantes de aproximadamente 200 governos de forma a asseverar o poder da cooperação da comunidade internacional em enfrentar as mudanças climáticas.

 

Para conferir a matéria sobre a abertura do evento, clique aqui.