São Paulo discute políticas ambientais na primeira edição da Pré-Conferência do Clima

Em formato híbrido, o evento conta com painéis sobre Plano Climático; Mobilidade Urbana; Educação Ambiental; Saneamento Básico e Gestão de Resíduos

A Prefeitura de São Paulo realiza, a partir de hoje (07), o evento internacional “Pré-COP 26”, reunindo representantes de cidades brasileiras e de outros países para debater os principais assuntos que estarão em pauta na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), que acontecerá em Glasgow (Reino Unido), de 31 de outubro a 12 de novembro.

A secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, iniciou a conferência enfatizando o incentivo para a cidade ser reconhecida como Capital Verde.

“São Paulo é baluarte contra políticas negacionistas sobre a influência das mudanças climáticas. Estamos caminhando para o maior encontro de sustentabilidade que dará os rumos do mundo para a próxima década. Nossa situação como país está muito triste. O Brasil vai pleitear recursos, mas não fez nenhuma ação concreta para obtê-los, desde 2019”, afirma a secretária.

O prefeito Ricardo Nunes falou da importância do evento e citou algumas ações e metas da Prefeitura: “Buscamos fugir dos discursos e ir para a prática. Lançaremos um edital para um milhão de meio de metros quadrados de calçada. Nosso Plano de Ação Climática (PlanClima SP) está sendo desenvolvido para responder às mudanças climáticas das últimas décadas e orientar a ação do governo para incluir a questão do clima nos processos decisórios. Com 48% de área de cobertura vegetal, nosso desafio é ampliar esse número. Temos 109 parques e só esse ano inauguramos 2. O último, com 64 mil metros quadrados, foi em Paraisópolis. Além disso, também, contamos com polos de ecoturismo que auxiliam áreas verdes a serem preservadas e gerar renda”, comenta.

“Nós vamos nos apoiar, governos que implementam as políticas de melhoria da taxa de emissão de carbono, e, se fizermos isso em todas as cidades, conseguiremos uma sociedade melhor para todos”, explica Ruairi Kelly, Conselheiro de Economia da Prefeitura de Glasgow.

A abertura do evento contou também com a presença da vice-prefeita de Meio Ambiente e Energia de Londres, Shirley Rodrigues, que falou um pouco sobre o medidas ambientais tomadas pela cidade de Londres: “A hora é agora. A COP26 vai ser o pontapé para políticas ambientais. Nós temos aceleração através de um trabalho que já está sendo feito em Londres para já termos um resultado em 2030, e as próximas semanas serão cruciais pois vamos expandir as necessidades para pontos ligados a recuperação da cidade quanto a pandemia. Precisamos de uma ação global agora”, aponta.

“Nós temos ambiciosos objetivos ambientais. Estamos, por exemplo, evitando carros que possam poluir o meio ambiente, e desde 2020 diminuímos de carbono em 25%. Existem 750 de ônibus elétricos em Moscou e em 2025 vamos descontinuar todos os outros que são poluidores do ambiente. Com esse panorama mostramos que estamos aqui para fazer os objetivos de sustentabilidade global”, conta o Chefe do Departamento de Gestão de Recursos Naturais e Proteção Ambiental de Moscou, Anton Kulbachevskiy.

Ygnacio Ybáñez, Chefe da Delegação da União Europeia no Brasil destacou que a mudança climática apresenta uma ameaça tangível especialmente para a América Latina: “Um planejamento sólido dos governos e uma coordenação assertiva com todos os atores relevantes serão indispensáveis para que cada país produza resultados concretos. Os governos locais tem um papel central de liderança para impulsionar o comprimento do Acordo de Paris em uma perspectiva local. Ficamos felizes de ver o interesse da cidade de São Paulo por políticas ambiciosas de diminuição da taxa de carbono”.

“Glasgow é aqui. Aqui e em todos os governos locais do planeta, que a população sente os impactos das Mudanças Climáticas e se mobiliza para ganhar resiliência face ao fenômeno”, diz o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo, Pinheiro Pedro, no painel de Plano Climático.


AGENDA

A conferência acontece hoje e amanhã (08) e está sendo realizada no Auditório do 7° andar da Prefeitura, com transmissão por meio das redes sociais da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e através do Youtube.

Ao lado da SMRI, participam desse lançamento a Secretaria-Executiva Municipal de Mudanças Climáticas e as secretarias municipais do Verde e Meio Ambiente; de Subprefeituras; de Habitação; de Desenvolvimento Econômico; do Trabalho e Turismo, Comunicação (SECOM), Mobilidade e Trânsito e a SP Regula.


Sobre a COP26

Sob o lema “Unindo o Mundo para Enfrentar as Mudanças Climáticas”, a próxima Conferência tem como objetivo explicitar a importância de adotar uma economia neutra em carbono para o meio ambiente. O evento reunirá representantes de aproximadamente 200 governos de forma a asseverar o poder da cooperação da comunidade internacional em enfrentar as mudanças climáticas.