Semana Animal SP 2023 termina nesta quarta-feira (4) com missa e benção aos pets

Até o último domingo, mais de 19 mil pessoas participaram do evento em todas as regiões da cidade

A segunda edição da Semana Animal SP termina amanhã (4), Dia Mundial dos Animais, com a celebração de uma missa às 10h na sede da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) para conceder benção aos animais que aguardam por uma adoção no local e aos pets dos visitantes. Os munícipes que não puderem comparecer à cerimônia, mas desejarem participar, podem encaminhar fotos do animal de estimação para o e-mail cosap@prefeitura.sp.gov.br.

O evento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizado pela Cosap e pela Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), teve início no dia 28 de setembro e recebeu 19.231 pessoas nos primeiros quatro dias, em todas as regiões da cidade.

A iniciativa tem o intuito de conscientizar a população sobre a guarda responsável e oferecer uma série de serviços gratuitos para os pets. Até domingo (1º) foram aplicadas mais de 10 mil vacinas contra a raiva, emitidos 616 termos de castração e 2.735 animais receberam o Registro Geral do Animal (RGA).

“É importante destacar que o RGA, a castração e a vacinação antirrábica são serviços oferecidos de forma permanente pela prefeitura, mas até o dia 4 de outubro teremos praças de atendimento e postos de vacinação em várias regiões da cidade com horários ampliados para realização desses serviços”, afirma Analy Xavier, coordenadora da Cosap.

No fim de semana, a população aproveitou também para vivenciar as diversas atrações disponíveis na sede da Cosap e da DVZ, como caverna de morcegos, ala das abelhas, dinâmicas sobre guarda responsável e espaço kids.

 


Adoção

Entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro foram adotados 14 animais, sendo oito cães e seis gatos. Há mais de 274 animais à espera de uma família no Centro Municipal de Adoção, entre cães, gatos, cavalos e porcos.

Para adotar, o munícipe precisa apresentar o Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e pagar uma taxa pública de R$ 31,20. Também é necessário levar coleira e guia no caso dos cães ou caixa de transporte no caso de gatos.

  • Confira os animais disponíveis para adoção clicando aqui.
  • Veja como funciona a adoção dos animais de fazenda aqui.

 


Serviço
Programação Semana Animal SP 2023

- Adoção de cães e gatos
Documentos necessários: comprovante de residência em nome do tutor emitido nos últimos 90 dias e documento de identificação do tutor com foto (RG e CPF).
Horário: 9h às 17h
Local: rua Santa Eulália, 86, Santana, zona norte
*É preciso ainda levar coleira e guia no caso dos cães ou caixa de transporte no caso de gatos e efetuar pagamento de taxa pública no valor de R$ 31,20.

- Emissão de RGA e termo de castração
Documentos necessários: comprovante de residência em nome do tutor emitido nos últimos 90 dias; documento de identificação do tutor com foto (RG e CPF); foto do animal; e comprovante de vacinação contra raiva, se houver.

Confira os postos e horários de atendimento clicando aqui.

Missa de encerramento e benção aos animais – no dia 4/10
E-mail para envio da foto do animal de estimação:
cosap@prefeitura.sp.gov.br
Horário: 10h
Local: rua Santa Eulália, 86, Santana (zona norte)