Subprefeitura faz despraguejamento em praças e canteiros

A medida contribui para a manutenção e desenvolvimento das espécies ornamentais

 Quem tem jardim em casa conhece bem os efeitos que as ervas daninhas têm sobre as outras plantas. São espécies invasoras que brotam naturalmente e se espalham de forma rápida, competindo com as outras por água, luz, espaço e nutrientes mais rústicas, dependendo da espécie, suportam melhor o frio e às vezes até a falta de água, mas quando encontram solo fértil, sol e água é difícil controlá-las.

Nos jardins e canteiros públicos é comum encontra a Tiririca, o Capim Amargoso, a Buva, entre outras. O controle é feito de forma manual e, como dizem, as equipes de área verde “cortam o mal pela raiz”.

Para  controlar o problema é importante verificar a procedência da terra, substrato e mudas adquirtidas. Além disso,  o combate  às  plantas invasoras precisa ser periódico, antes que possam prejudicar as outras. Em jardins e canteiros, acapina deve ser feitas de forma manual a fim de extrair não só o caule, mas as raízes e os bulbos. 

Embora algumas espécies  se desenvolvam bem no inverno, em geral, o desenvolvimento elas costuma ser mais lento nessa época  o que garante uma manutenção mais duradoura.