Notícias de enchentes em vários países, deixam subprefeitura em alerta

Não importa a causa, o importante é prevenir

 Notícias  de enchentes em vários países, deixam subprefeitura em alerta

Não importa a causa, o importante é prevenir

 No norte do Japão, as chuvas intensas da última semana  exigiram a remoção de 200 mil pessoas.  Rios transbordaram e pontes  desabaram.  Dias antes o mesmo fenômeno já havia sido registrado no Irã e nos Emirados Árabes.  O Paquistão registrou mais de 500 mortes devido às enchentes. No estado americano do Kentucky  as inundações  transformaram estradas em rios, destruíram pontes, varreram casas e mataram ao menos 30 pessoas, sem falar nos estados brasileiros como  Rio Grande do Norte, Paraíba   que, superaram  as médias históricas de chuvas.

Essas ocorrências , em alguns lugares, são típicas da estação  ou estão sujeitas  fenômenos  como o La Niña , responsável por chuvas intensas no nordeste brasileiro. Outros fatores que tem deixado  pesquisadores em alertas são  as causas que estariam intensificando  as mudanças no comportamento do  clima.  

Na Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha , essas notícias são acompanhadas com preocupação, visto que o território possui várias áreas  habitadas sujeitas a enchentes.  Outro fator preocupante é a proximidade das moradias com córregos. Isso, na maioria das  vezes,  impede  uma limpeza mais aprofundada que permitiria o  desassoreamento da calha,  permitindo a contenção  do volume  e  o aumento do  fluxo da água.

No balanço das ações preventivas contra enchentes, trabalho e limpeza  surpreende. De janeiro a junho,  a equipe  fez a limpeza manual de 195.700 metros quadrados de margens e  36.960 metros lineares de córregos, de onde foram retiradas 159 toneladas  de detritos. 

A limpeza, porém, não é permanente. O esgoto continua sendo lançado in natura nos córregos e a cada chuva mais lixo  é carregado para o leito.   A  manutenção depende muito da colaboração dos moradores vizinhos aos córregos  e, especialmente,  de quem faz descarte de entulho, que jamais deve ser lançado nas margens.

O descarte correto do lixo garante que nos, dias de chuva forte, as galerias  e os próprios córregos  escoem a água mais rapidamente. Dependendo  do volume da  chuva, os alagamentos podem ser inevitáveis, mas com certeza durarão pouco, desaparecendo  imediatamente após  o fim  das precipitações.

O enfrentamento dessas situações  deve ser contínuo e conjunto. Por isso é importante que os moradores  se organizem e fiquem atentos a esses problemas, colaborem e participem ativamente na busca de soluções.