Entrega dos resultados dos exames da 5ª Edição do Outubro Rosa e 4ª edição do Novembro Azul

Ação foi realizada no último sábado, 14 de dezembro, no Hospital Campo Limpo

Neste sábado, 14, foram entregues os resultados dos exames da 5ª Edição do Outubro Rosa e 4ª edição do Novembro Azul. A ação foi realizada pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), no Hospital Campo Limpo. 

Foram atendidas 170 mulheres com deficiência e 16 homens com deficiência. 

A 5ª edição do “Outubro Rosa para Mulheres com Deficiência – Reconstruindo a vida” começou no mês de outubro, em São Paulo. Foram realizados exames de mamografia, ultrassom pélvico, transvaginal e consulta para métodos contraceptivos (implantação de implanon e colocação de DIU). Os atendimentos e encaminhamentos foram feitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para homens com deficiência e cuidadores, acima de 40 anos ou mais e para jovens com histórico familiar de câncer de próstata precoce foram realizados exames de PSA, ultrassom de abdômen.

O artigo 18 da Lei Brasileira de Inclusão (LBI) assegura “atenção integral à saúde da pessoa com deficiência em todos os níveis de complexidade, por intermédio do SUS, garantido acesso universal e igualitário”.


Sobre o Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro, posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A primeira iniciativa vista no Brasil foi em 2002, com a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo.

O movimento Outubro Rosa alerta às mulheres para o risco do câncer de mama e a importância dos exames de rotina para a detecção precoce da doença. O câncer de mama é o tipo que mais atinge as mulheres no Brasil e exige cuidados. A chance de cura é de 90% quando o diagnóstico é precoce.

Confira todas as fotos do evento no link: https://photos.app.goo.gl/ebcRW8JRNYL1t8q3A