Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) oferece curso para candidatos a conselheiro municipal da pessoa com deficiência

Candidatos receberão capacitação para fortalecer a qualidade do atendimento as pessoas com deficiência Lançamento será no dia 01 de junho, às 14h, na sede na Câmara de São Paulo.

 A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), por meio do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), lança o Programa de Capacitação a Candidatos ao cargo de Conselheiro Municipal da Pessoa com Deficiência para fortalecer a qualidade do atendimento às pessoas com deficiência. O lançamento oficial acontece no dia 01 de junho, às 14 horas, na Câmara Municipal de São Paulo, durante a Plenária Mensal do CMPD.

O objetivo do programa é trabalhar as competências conceituais, comunicativas, interpessoais e políticas, para que eles reconheçam na legislação disponível, os mecanismos para zelar e garantir a promoção dos direitos da pessoa com deficiência, além de apresentar a atuação dos candidatos no CMPD;

O programa desenvolverá, por exemplo, a capacidade de identificação de situações de violação dos direitos, aquisição de capacidade crítica e de raciocínio, atenção às necessidades e respeito à diversidade no desenvolvimento de atribuições frente à defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Além de criar uma reflexão sobre, como contribuir para a realização de diagnósticos locais e desenvolvimento de políticas públicas para o setor.

A SMPED desenvolveu o Programa com o objetivo de oferecer aos futuros candidatos um conhecimento prévio sobre os principais assuntos relacionados ao segmento da Pessoa com Deficiência, como: rotina e importância do Conselho, legislação do CMPD e da SMPED, direitos e deveres das pessoas com deficiência, entre outros, garantindo, assim, uma ação pró-ativa no fortalecimento das ações do CMPD.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Ana Claudia Domingues, destaca que o curso pretende oferecer condições para que o futuro candidato possa desenvolver suas atividades, se eleito, com maior ciência e suporte da atual gestão.

Cada candidato deverá efetivar seu PEDIDO DE INSCRIÇÃO via internet, preenchendo a ficha de inscrição online.

Acesse aqui a ficha de inscrição: Clique aqui


Como participar?
Entre os dias 01 à 30 de junho, o programa receberá inscrições de candidatos interessados em participar do Curso de Capacitação. Podem se inscrever todas as pessoas com deficiência residente e domiciliada na cidade de São Paulo, maiores de 18 anos ou seus representantes legais.

A próxima eleição para nova diretoria do CMPD, acontece em agosto, durante a XXIX Edição do Encontro Paulistano de Pessoas com Deficiência.

Os candidatos cadastrados participarão de um programa de capacitação com duração de um dia, com início a partir de julho de 2019. A formação será na sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), sito a Rua Libero Badaró, 425, 32º andar, das 9h às 18h.


Observações importantes. Fique ligado!

• As inscrições para o curso serão abertas no dia 01/06/19 à 30/06/19.
• O curso acontecerá no dia 15/07/19, na Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência – SMPED, sito Rua Libero Badaró, nº 425 – 32º andar.
• A inscrição para a candidatura oficial ao cargo de conselheiros acontecerá de 16/07/19 (terça-feira) à 02/08/19 (sexta) e,
• De 05/08/19 à 09/08/19 – processo de homologação e publicação na página do CMPD.
• De acordo com adesão o curso poderá ser ministrado no período matutino e vespertino.
• O curso de candidatos acontecerá no dia 15/07/19 em local a ser divulgado pelo CMPD.


Cronograma do Curso:
09h00 – 09h30: Abertura.
09h30 – 10h30: Movimento social das pessoas com deficiência: história, conquistas e desafios.
10h30 – 11h30: O que são e como nascem as Políticas Públicas? Principais Avanços trazidos pela LBI – Lei Brasileira de Inclusão.
11h30 – 12h30: Conselhos de participação social: finalidade, competências e atuação.
14h00 – 15h00: O papel social dos conselheiros e estratégias de atuação.
15h00 – 17h00: Fluxo de Atendimento no Município, experiência e boas práticas nos Conselhos de direitos.
17h00 – 18h00: Discussão / Dúvidas / Questionamentos.


Serviço:
Programa de Capacitação a Candidatos ao cargo de Conselheiro Municipal
Acontece no dia: 15 de julho de 2019
Rua Libero Badaró, 425 - 32º andar
Horário: 09h00 às 18h00
Mais informações: pelo telefone (11) 3913- 4003 // 4038 ou pelo e-mail: cmpd@prefeitura.sp.gov.br