Prefeitura de São Paulo promove ações para homens com deficiência durante Novembro Azul

Campanha para a prevenção do câncer de próstata contará com palestras e exames gratuitos no Hospital do Campo Limpo

A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais da Saúde e da Pessoa com Deficiência (SMPED) e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), fará durante este mês, ações do Novembro Azul para homens com deficiência.

No mês dedicado às ações de conscientização à saúde do homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, haverá palestras informativas sobre a prevenção, na Câmara Municipal de São Paulo, durante a Plenária Mensal do CMPD, que ocorrerá no dia 24, a partir das 13h.

Participarão do encontro o médico Dr. Vinicius Menguetti representando a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina - SPDM e o Instituto Lado a Lado O evento é aberto ao público e contará com recursos de acessibilidade, audiodescrição , Libras e Guia- Interprete.

Serão oferecidos ao público de homens acima de 40 anos, e cuidadores ou com histórico familiar de câncer de próstata, no Hospital do Campo Limpo, 50 exames gratuitos de sangue (PSA) e ultrassonografia abdominal para o diagnóstico de alterações na próstata. O exame será realizado no dia 12/01/2019. Para participar precisa se inscrever através do telefone (11) 3913-4003 ou 4038 e e-mail: cmpd@prefeitura.sp.gov.br.

Para o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, as iniciativas são essenciais para a prevenção de novos casos: “precisamos fazer a ponte entre munícipes com deficiência e especialistas, esclarecendo dúvidas que irão evitar situações graves no futuro”.

As ações do Novembro Azul contam com o apoio do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Associação Paulista para o Desenvolvimento de Medicina.

Sobre o Novembro Azul


Em 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A campanha internacional começou na Austrália, em 1999, quando alguns amigos deixaram o bigode crescer durante todo o mês, com objetivo de dar visibilidade e apoio da saúde masculina e ajudar na arrecadação de fundos a instituições de caridade.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre o sexo masculino, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. No Brasil, aproximadamente 21% dos homens afirmam que o exame de toque retal, feito para detectar o câncer de próstata, “não é coisa de homem”.

De acordo com pesquisa do Datafolha, em sete capitais brasileiras, entre os homens com mais de 60 anos, grupo que possui maior risco de ter a doença, 38% acham que o procedimento “não é necessário” e 27% nunca fizeram o exame.

Serviço: Plenária Temática Novembro Azul
Data: 24/11
Horário: 13h às 17h
Local: Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Palácio Anchieta – Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista
O evento contará com recursos de acessibilidade, audiodescrição e Libras.

Serviço: Exames de sangue (PSA) e ultrasssonografia abdominal para homens com deficiência no Hospital do Campo Limpo
Data: 12 de Janeiro 2019
Horário: Das 08h às 19h
Local: Hospital do Campo Limpo – Rua Tereza Mouco de Oliveira, s/nº - Campo Limpo
Inscrições: Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência - Telefones: 3913-4003 ou 4038 e e-mail: cmpd@prefeitura.sp.gov.br (total de 50 vagas).