Plenária Mensal de Março discute Saúde da Mulher

O Encontro deste mês foi realizado em homenagem ao dia internacional da mulher

Em homenagem ao dia internacional da mulher, no último sábado, dia 05 de março, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo (CMPD-SP) promoveu a plenária temática da mulher na Câmara Municipal. O evento contou com as presenças da secretária municipal Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida) e do ginecologista Adalberto Kischi Aguemi que apresentaram palestras sobre a saúde da mulher.

Durante discussão, os palestrantes destacaram os principais períodos entre a adolescência e a gravidez da mulher, ressaltando a importância dos cuidados com a saúde e realização de exames para evitar futuras doenças.

De acordo com o ginecologista Adalberto Kischi Aguemi, as pessoas com e sem deficiência devem cada vez mais se unir, para troca de informações e experiências, enfrentando as dificuldades e lutando pelos seus direitos: “Neste evento você acaba ganhando força estando com várias pessoas com dificuldades semelhantes, afirmou”

Em seguida, as participantes que acompanharam a plenária destacaram as dificuldades encontradas na área da saúde e a importância da presença de homens e mulheres nas palestras, nas quais, adquirem informações e esclarecem duvidas. “Sempre estou nas plenárias e a palestra de hoje foi um exemplo, temos que sair de casa e lutar”, comentou Tereza dos Santos. Já Tereza Maria, outra participante da plenária enfatizou a importância de eventos como esse para adquirir mais conhecimento: “Sempre participo, gostei da palestra e me ajudou a tirar as dúvidas”, disse.

Entre os participantes da reunião, também esteve presente a vice presidente da Rede Latino-America de Pessoas com Deficiência e suas Famílias, Regina Tala. “Nessa sessão especial sobre os direitos das mulheres, fiquei surpresa com o numero de pessoas, acho muito positivo. As pessoas têm que estar aqui juntas, unidas, em uma só voz para fazer tudo que esta no papel, para que todos os direitos que já conseguimos se torne realidade”, comentou.

No final, foram anunciados os informes do CMPD pela presidente Gersonita Pereira de Souza e uma homenagem em vídeo ao dia internacional da mulher encerrando a reunião.