CMPD divulga Ata de Plenária do mês de Fevereiro de 2013

Sandra dos Santos Reis inicia a reunião dando as boas vindas, e informando que o intuito da plenária é de apresentar a nova gestão, sendo de extrema importância para os novos dirigentes principalmente para a SMPED e a SPTRANS.

Aos dois dias de fevereiro do ano de dois mil e treze, sábado, às quatorze horas e vinte minutos reuniram-se na Universidade Presbiteriana Mackenzie, sito na Rua Itambé Numero Cento e Trinta e Cinco, Consolação, o colegiado de conselheiros para reunião da plenária mensal do CMPD- Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência- CMPD.

Inicialmente Marciel Alves apresenta a composição da mesma de discussão, contando com Dr. Marianne Pinotti (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida-SMPED) e Senhor Secretário Antonio Carlos Munhoz (SMPED), Altair Néri Bezerra São Paulo Transporte- (SPTRANS), Edivaldo Corrêa de Mello-(ATENDE), Sandra dos Santos Reis-CMPD.

Sandra dos Santos Reis inicia a reunião dando as boas vindas, e informando que o intuito da plenária é de apresentar a nova gestão, sendo de extrema importância para os novos dirigentes principalmente para a SMPED e a SPTRANS.

Seguindo com a pronunciação do Sr. Antonio Carlos Munhoz se apresenta como representante da SMPED, destacando o trabalho do CMPD, e parabenizando o comprometimento em especial de Gilberto Fracheta ( Conselho Nacional de Saúde), para Antonio Carlos se compreende um novo tempo para as pessoas com deficiência, é a afirmação de uma nova cidadania com diálogos construtivos.

Após Edivaldo Correa de Mello se apresenta e ressalta melhoria e luta pelo segmento, Sandra Reis retoma agradecendo a presença de: Dr. Luiz Greco, Patrícia Moraes- Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - UMAPAZ e todos os amigos que participam das atividades.Após os agradecimentos Sandra segue informando o cronograma das próximas plenárias, sendo que a segunda plenária que será em março foi escolhido o tema” Cultura”, aproveitando o ensejo Sandra informa aos presentes que Nair Omena- Conselheira CMPD, passa assumir a pasta cultura, lazer e esportes, Nair se apresenta e Sandra diz que ainda não há projetos relacionado a pasta, ressalta que esta sendo elaborado um Seminário de Genética, Gilberto Fracheta sugere que o tema da plenária seja intercalado com cinqüenta por cento de reunião e o restante aberto para discussão de novos programas para o movimento, a participante e ouvinte da plenária Rose sugeriu que o tema de abril para plenária de abril seja educação, Sandra Reis concorda e acha importante, devido manifestações dos ouvintes para os temas, foi feita uma seleção de votação ente Educação, Saúde, Habitação.

Educação foi definido com 60 votos para o próximo tema, com 22 votos foi sugerido Saúde com 24 votos foi sugerido Habitação, foi determinado que o tema Educação fique para ser discutido em Abril o tema sobre Educação, seguindo para maio o tema sobre Saúde, e junho ficou determinado Habitação, tendo duas abstenção de votos.

Gilberto informa que no dia vinte e três de fevereiro terá um seminário de reabilitação, e Sandra faz um comunicado informado que pode acontecer uma plenária extraordinária para ser discutida a PL, seguindo a palavra é transferida para o Sr. Altair - SPTRANS para se apresentar, ele informa que está assumindo a super intendência dos serviços especiais ( atende e bilhete especial), o serviço atende segundo ele pode ser melhorado, e que o desafio nesses quatro anos é atender a demanda que não esta sendo atendida e que o serviço está á disposição.

Segue a pronunciação da Conselheira Gersonita Pereira ( Transporte), dando as boas vindas, e fala sobre seu trabalho dentro da plenária e que está á disposição no que diz respeito ao transporte, Sandra Clarice Kramer ( Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência), inicia saudando a todos e explana um pouco sobre o Núcleo 1 que pertence ao Conselho Estadual, logo após a pronuncia de Clarice, a secretaria Marianne Pinotti se apresenta e informa que pretende está ativa nas reuniões do CMPD e que as secretarias trabalham através de uma interlocução, são chamadas as secretarias afins, e que houve uma reunião com o Sr. Antonio Jose sobre recursos federais para capacitar os conselhos municipais com possibilidade inclusive para as tecnologias.

Os conselheiros Marly dos Santos e Galdino Oliveira cederam apoio a conselheira Silvana Souza do Nascimento para a fiscalização e elaboração de relatórios dos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos- CIEJAS, de acordo com Sandra.

Marianne fala da preocupação da educação, e que acontecerá um encontro nos dias 21/02 e 22/02, onde estará presente outras secretarias, no sentido de resolver algumas demandas da educação, e que muitas vezes faltam uma comunicação entre transporte, saúde, e outras secretarias.Sr. Galdino se pronuncia sobre a reestruturação do sistema de transporte e ressalta a importância do transporte, Sandra abre uma ressalva para apresentação dos conselheiros, seguindo depois da apresentação dos conselheiros Marianne faz um convite para os mesmos comparecer ao evento sobre educação que acontecerá nos dias 21 e 22 de fevereiro.

Alguns eventos que vão acontecer foram informados como a REATECH, e a plenária que acontecerá antes do evento, seguindo no dia 18/05 Seminário de Barreiras de Comunicação na Copa, tendo fichas de inscrição na internet para trabalho voluntário.

Sandra informa que o CMPD esta participando de reuniões importantes, como foi o caso do Jabaquara e também comenta sobre os fóruns regionais que tende a fortalecer os serviços prestados para as pessoas com deficiência e que deve haver uma comunicação entre as subprefeituras e o CMPD, e ate maio de estará em vigor os fóruns, no dia 06/02 das 14h:00 ás 16h:00 acontecerá a reunião na sede do CMPD, Sandra lembra que no final do ano tem eleição do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. Nos dias 22 e 23 de fevereiro terá o Seminário de Doenças Raras, e no dia 23 á tarde tem GT Transportes. Finalizando a reunião segue os agradecimentos de Antonio Carlos Munhoz, Altair pronuncia sobre o serviço ATENDE algumas metas, como ampliar o serviço e atender autistas, citou sobre o bilhete permanente.

Houve perguntas dos participantes da planaria em questão e foram sanadas as duvidas.

Encerra-se ás 16h: 50 minutos com agradecimentos da mesa e em especial ao Sr. José Carlos( SPTRANS) pelos serviços prestados.

Na hipótese de qualquer omissão ou erro depois de lavrada a Ata, far-se-á uma ressalva: “em tempo”. “Na linha...... onde se lê............leia-se....................”. Nada mais havendo a tratar a reunião é encerrada às 16h00 min e presente ata lavrada vai assinada por mim, presidente deste CMPD.