SMPED apóia eventos que promovem inclusão e acessibilidade

No início de novembro, a SMPED participa de quatro eventos voltados à valorização da pessoa com deficiência e sua inclusão social.

 Na noite de 5 de novembro, a Secretaria esteve presente no lançamento pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), do selo comemorativo ao bicentenário de Louis Braille, criador do sistema de escrita e leitura que há 200 anos permite aos cegos o acesso ao conhecimento e o direito à  comunicação. O evento, que teve apoio da Associação dos Deficientes Visuais e Amigos (Adeva), aconteceu simultaneamente à vernissage da exposição “De Olhos Vendados – Uma experiência tátil”, da artista plástica Adriana Rizkallah.

Na tarde do dia 6 de novembro, na Câmara Municipal de São Paulo, participa  do II Seminário Municipal de Calçadas, que pretende desenvolver propostas visando a melhoria da qualidade, a padronização e a busca de formas para financiar obras de construção, reforma e manutenção dos passeios públicos. Um tema que interessa diretamente às pessoas com mobilidade reduzida. Além de apresentar algumas propostas para custeio dessas ações durante a abertura do evento, às 13h30, a SMPED também participa do painel Panorama do Programa Passeio Livre no Estado de São Paulo.

No sábado, dia 7 de novembro, das 13h às 18h, no auditório da Subprefeitura de Pinheiros, será realizado o X Encontro de Ataxias, em que psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos apresentarão informações úteis e novidades capazes  de melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com esse tipo de doença degenerativa muscular. A promoção é da Associação Brasileira de Ataxias Hereditárias (Abahe). Inscrições gratuitas pelo e-mailcontato.abahe@gmail.com

Também no dia 7, a partir das 10h, 80 crianças da Associação para o Desenvolvimento Integral do Down (ADID) vão até a cidade de Porto Feliz, no interior paulista, para participar do plantio simbólico de árvores da ONG Iniciativa Verde, que oferece a empresas a oportunidade de atenuar o impacto ambiental de seu processo produtivo por meio do custeio de ações de restauro florestal. A presença das crianças da ADID é fruto de parceria com a SMPED.