Evento de Formatura da 1ª Turma do Programa de Capacitação e Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário

O encontro contará com a presença do prefeito de São Paulo, e dos secretários municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e do Trabalho.

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com a FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos, realizará, dia 16 de outubro, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, a cerimônia de formatura da 1ª Turma do Programa FEBRABAN de Capacitação e Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário.

O encontro contará com a presença do prefeito de São Paulo, e dos secretários municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e do Trabalho.

A 1ª turma do Programa FEBRABAN de Capacitação Profissional e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário é composta por350 alunos-bancários do grupo de Aprimoramento Educacional, que ingressaram no curso já com ensino médio completo.

No Programa, que teve início em fevereiro os estudantes receberam qualificação técnica, com aulas sobre mercado financeiro, produtos e serviços bancários, matemática financeira, finanças pessoais, atendimento a clientes, informática, cidadania, sustentabilidade e Código de Defesa do Consumidor, além de um aprimoramento educacional e integração  nos bancos contratantes.

Todos os participantes do Programa contaram, desde sua admissão, com carteira assinada, com salário inicial de R$ 616,40, para jornada de quatro horas, mais todos os benefícios previstos na convenção coletiva dos trabalhadores do setor bancário.

O Programa FEBRABAN de Capacitação de Pessoas com Deficiência
Iniciado em fevereiro de 2009 é um projeto piloto, inédito no Brasil, e tem como objetivo preparar e capacitar pessoas com deficiência para atuarem no setor bancário. Sua realização acontece em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio das secretaria municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), do Trabalho (SMTRAB); a UniSant´Anna; o Cursinho da Poli e a Consultoria iSocial.

Os participantes dividem-se em duas turmas:

Aprimoramento Educacional – Destinado aos contratados que possuem Ensino Médio completo. Teve duração de três meses e foi ministrado pela equipe da UniSant´Anna, parceira  da FEBRABAN no Projeto. Depois desse período os alunos bancários receberam mais três meses de qualificação técnica, específica para o setor bancário.

Supletivo Ensino Médio –Voltado para os contratados que não tenham concluído o Ensino Médio. A duração do curso é de 12 meses e está sendo ministrado pela equipe do Cursinho da Poli (parceiro da FEBRABAN), também nas dependências da UniSant´Anna. Esse grupo receberá mais três meses de qualificação técnica, específica para o setor bancário. (previsão de formatura: junho de 2010).

O programa foi criado com base na necessidade de os bancos se adequarem ao decreto 5.296/2004, a chamada lei de cotas. Pesquisa realizada pela FEBRABAN, em 2006, identificou que 78,7% das pessoas com deficiência no País têm menos de oito anos de estudo, fator limitante para o desenvolvimento pessoal e profissional dessa população. Tanto é que para muitos dos alunos bancários, que têm idade entre 18 e 65 anos, esse é o primeiro emprego. 
 
SERVIÇO

Entrega de diplomas para alunos da 1ª Turma do Programa de Capacitação e Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência no Setor Bancário

Data: 16 de outubro (sexta-feira)
Local: Hotel Maksoud Plaza
Endereço: Alameda Campinas, 150, em São Paulo
Horário: 9h

Outras informações:

Assessoria de Imprensa - FEBRABAN
Solange Valentim – 11 3244-9832 – solange@febraban.org.br
Danilo Vivan – 11 3244-9831 – danilo@febraban.org.br
Luana Raggio – 11 3244-9838 – luana@cdn.com.br
Cláudia Manzini – 11 3244-9942 – claudia.Manzini@cdn.com.br