SMPED participa do Fórum Municipal de Assistência Social de Mogi

O evento vai contar com a presença do secretário da Pessoa com Deficiência da capital, que apresentará a experiência da implantação da secretaria no município de São Paulo

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo (SMPED) participa, na manhã desta sexta-feira (23 de outubro), do Fórum Municipal de Assistência Social de Mogi das Cruzes, direcionado a profissionais da área, gestores públicos e usuários de serviços. A oportunidade marcará a criação das Coordenadorias do Idoso e da Pessoa com Deficiência de Mogi.

O evento vai contar com a presença do secretário da Pessoa com Deficiência da capital, que apresentará a experiência da implantação da secretaria no município de São Paulo – criada em abril de 2005 e que foi a primeira da América Latina – destacando projetos, ações e políticas públicas para a inserção de pessoas com deficiência nos mais diversos setores da sociedade.

Um dos temas abordados será a empregabilidade. O aprimoramento educacional, assim como a capacitação técnica e a intermediação de mão-de-obra são alguns dos pilares dos projetos desenvolvidos pela SMPED. O "Programa Sem Barreiras no Emprego" voltado à orientação e sensibilização dos profissionais de recursos humanos é um exemplo do que vem sendo desenvolvido pela secretaria. O programa mostra como mapear as vagas na empresa, orienta sobre a legislação, as adequações arquitetônicas necessárias e oferece dicas sobre tecnologias assistivas disponíveis. A saúde da mulher com deficiência também merece destaque no evento. O recente programa piloto implantado no Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Nova Cachoeirinha (Zona Norte) em que equipamentos apropriados garantem o atendimento diferenciado a mulheres com deficiência está na pauta das apresentações.

Naquele hospital, exames ginecológicos podem ser feitos com a ajuda de um mamógrafo que permite que a paciente não precise sair da cadeira de rodas. Os leitos também são flexíveis e mudam de altura por comando eletrônico; lifters – espécie de guindaste para transferir a paciente para o leito – estão presentes em todas as áreas do local. Esses aparelhos, que representam um investimento de R$ 200 mil, facilitam também a locomoção de pacientes obesas e com mobilidade reduzida.

O Fórum de Assistência Social será realizado no Centro Municipal de Formação Pedagógica “Professor Boris Gridberg” (CemForpe), das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30.