Secretário de Infraestrutura Urbana se reúne com moradores de Santo Amaro e mostra obras que serão feitas na região

Esta semana foi a vez da Subprefeitura Santo Amaro receber a visita do secretário de Infraestrutura Urbana, Roberto Garibe que, além de dar continuidade à serie de encontros realizados em todas as Subprefeituras a pedido do prefeito Haddad, também tem a importante função de colher as demandas dos moradores da região e elucidar algumas dúvidas à respeito de obras e projetos.

O encontro aconteceu na manhã da quarta-feira, 24/09, quando Roberto Garibe e Valderci Malagosini, subprefeito de Santo Amaro, se reuniram com a população local e lideranças comunitárias no auditório da subprefeitura.

O secretário apresentou o plano de metas desenvolvido pela atual gestão, mostrando quais das 123 metas, divididas em três eixos principais, e com 20 objetivos estratégicos, foram alcançadas.

Os principais pontos do Plano de Metas foram destacados pelo secretário: construção de 55 mil unidades habitacionais; a chegada do Programa Minha Casa Minha Vida à São Paulo; aumento da capacidade de reciclagem de lixo e a criação dos Conselhos Participativos. Ressaltou-se que 13 metas já foram concluídas, quatro superaram o objetivo inicial, 108 estão em andamento e 76 já trazem benefícios para a população.

Na área dos transportes foi destacada a criação do Bilhete Único mensal e semanal, a implantação de 326,8 Km de faixas exclusivas para ônibus (o que garante ao trabalhador uma economia de 38 minutos, em média, por dia no trânsito), a ampliação do Terminal Itaquera que irá dobra sua capacidade de operação, além dos 37 Km de novos corredores de ônibus que estão em obras, 61 Km já estão licitados, e mais 41 Km que estão com o projeto básico concluído. É importante ressaltar que o governo federal está investindo R$ 11 bilhões na cidade, desse valor R$ 5,4 bilhões são destinados às obras de mobilidade urbana.

As obras do Córrego Ponte Baixa foram o destaque na área de drenagem. Além da canalização do córrego, também está em construção um novo sistema viário na região, que melhorará o acesso ao M’Boi Mirim. No dia 29/09 mais um viaduto que faz parte desse projeto será entregue à população.

Na educação destacou-se a valorização do professor (aumento salarial de 25%), a reorganização do sistema municipal de ensino, a licitação de 69 creches e as obras do CEU Heliópolis.

Roberto Garibe apresentou “novo conceito” de CEU. Por esta nova proposta a prefeitura compra a área de antigos clubes que são subaproveitados, mantém os equipamentos esportivos e implanta os equipamentos educacionais.

Na área da saúde Garibe destacou a publicação dos editais de licitação para os hospitais de Brasilândia e Parelheiros, assim como a compra do Hospital Santa Marina que será operado pelo SUS em parceria com o Hospital Albert Einstein.

Ao falar das obras que atingem diretamente a região de Santo Amaro e a Zona Sul, Roberto Garibe destacou as obras da Operação Urbana Água Espraiada: pontes Laguna e Itapaiúna que já foram iniciadas e desafogarão o trânsito da Ponte João Dias; prolongamento da Avenida Chucri Zaidan; prolongamento da Avenida Roberto Marinho e citou a prioridade dada pelo prefeito à construção das HIS’s e do Parque Linear no âmbito dessa operação urbana. O corredor de ônibus Berrini e o Binário Santo Amaro são duas obras de mobilidade que ocorrem na região e devem ser entregues no próximo ano.

Ainda na região, foram citadas as obras do Córrego Cordeiro que preveem a canalização e construção de seis reservatórios. Essa obra está dividida em duas fases, os reservatórios que já estão em execução já podem receber águas das futuras chuvas. O Córrego Zavuvus deverá ter sua licitação lançada ainda em outubro, e está em fase de finalização os projetos de canalização dos córregos Paciência e Tremebé.

Ao final da apresentação foi dada a palavra aos moradores e líderes comunitários presentes no auditório. O secretário e o subprefeito foram questionados sobre a ampliação do projeto do Binário Santo Amaro até as avenidas Washington Luiz e Nossa Senhora do Sabará, sobre a drenagem do Alto da Boa Vista, a ocupação das áreas de mananciais na região Sul e a implantação de ciclo faixas no bairro de Santo Amaro. Foi solicitada a troca do local do reservatório número 3 do Córrego Zavuvus, assim como uma atenção especial às duas mil famílias que precisarão ser desocupadas para a realização dessa obra.

A próxima visita do secretário de Infraestrutura urbana às subprefeituras está marcada para o dia 2 de outubro, à Subprefeitura de São Miguel.

Clique aqui para ter acesso à apresentação utilizada na reunião.

Auditório da Subprefeitura foi ocupado por moradores e lideranças comunitárias da região

 

Secretário explica para os presentes o atual Plano de Governo

 

Após a apresentação os moradores puderam fazer perguntas ao secretário e ao subprefeito

 

Garibe e Malagosini debatem questões com a comunidade

 

Assessoria de Comunicação

25/09/2014 - SPOBRAS