SPObras realiza audiência pública para discutir projetos do Plano Viário da Zona Sul

A SPObras realizou nesta quinta-feira (07), no CEU do Capão Redondo, uma audiência pública sobre mais uma obra de mobilidade urbana, tema prioritário da atual gestão municipal. O assunto tratado foi o Plano Viário Zona Sul – Tramo Norte, que engloba as seguintes intervenções: prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho, implantação de corredor de ônibus e canalização do Córrego dos Brancos; alargamento e melhorias viárias, com implantação de corredor de ônibus na Estrada do M’ Boi Mirim; e alargamento e melhoramentos viários da Estrada da Cachoeirinha.

A Audiência Pública teve como propósito apresentar o projeto da obra e os procedimentos de obtenção do Licenciamento Ambiental, além de recolher as manifestações e sugestões da esfera pública e da sociedade civil, fomentando debate e conhecimento acerca das futuras intervenções na região Sul de São Paulo.

A mesa foi composta por Ocleres Harkot, secretária executiva do CADES, Sérgio Roberto dos Santos, subprefeito do Campo Limpo, Guilherme Gurian Castanho, da empresa Ambiente Brasil Engenharia e Delson Lapa, engenheiro e assessor de SPObras. Um significativo número de moradores da região lotaram o auditório do CEU, demonstrando grande interesse pelos projetos que são há muito tempo cobrados e aguardados pela população local.

São inúmeras as vantagens do projeto. Desde mais mobilidade, conforto, segurança e acessibilidade, até redução de custos operacionais e valorização urbanística da região, todos os benefícios fazem deste projeto um divisor de águas para a Zona Sul da cidade.

O subprefeito do Campo Limpo, Sérgio Roberto dos Santos, abriu a audiência destacando a importância do projeto e de seus impactos àquela região, cujos moradores enfrentam muita dificuldade de deslocamento e mobilidade, perdendo horas de seu dia no saturado trânsito. Ele ressaltou que a obra se refletirá em ganho de tempo para os munícipes ficarem com suas famílias, gerando mais qualidade de vida. “A obra, que antes estava apenas no nosso plano da imaginação, agora está se tornando concreta”, finalizou ele.

Em seguida, Delson Lapa, da SPObras, apresentou as características do projeto sob o aspecto da engenharia e observou que sua viabilidade financeira se deu graças ao intenso trabalho da atual gestão municipal em buscar recursos junto ao Governo Federal, o qual garantiu a São Paulo, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e do Programa Minha Casa Minha Vida, investimentos da ordem de R$ 1,7 bilhão, destinados a todos os projetos que integram o Plano Viário Zona Sul.

Vale ressaltar que as licitações do Viário Zona Sul já estão autorizadas pelo Tribunal de Contas do Município e que naquele mesmo dia, 8, o Diário Oficial havia publicado as empresas pré-qualificadas à sua execução.

Guilherme Gurian Castanho esclareceu ao público presente sobre o processo de obtenção da Licença Ambiental Prévia (LAP) do empreendimento. Ele explicou como funcionam os estudos de impactos ambientais, feitos nos meios bióticos, físicos e socioeconômico da região, para a realização de uma avaliação e posterior diagnóstico de impacto. Guilherme concluiu sua apresentação afirmando que o empreendimento em questão é viável e justificável sob o ponto de vista socioambiental.

Após o término das explanações, iniciou-se a rodada de manifestações da sociedade civil e autoridades, com destaque para as falas dos vereadores Antônio Donato e Paulo Reis, e do subprefeito do M’Boi Mirim, Nerilton Antonio do Amaral. Todos consideram a obra uma vitória para a região, pois permitirá maior integração entre as regiões e mais fluidez, e comemoraram o empenho desta gestão em buscar melhorias para a infraestrutura da cidade.

Clique aqui para acessar a apresentação de SPObras exibida na audiência e conheça mais os projetos desenvolvidos para Avenida Carlos Caldeira Filho e para as Estradas do M’ Boi Mirim e Cachoeirinha.

 

 

População local compareceu à audiência para ouvir a respeito do projeto e tirar dúvidas

 

Mesa composta por Ocleres Harkot, secretária executiva do CADES, Sérgio Roberto dos Santos, subprefeito do Campo Limpo, Guilherme Gurian Castanho, da empresa Ambiente Brasil Engenharia e Delson Lapa, engenheiro e assessor de SPObras

 

Munícipe questiona os técnicos presentes sobre os projetos apresentados

 

Delson Lapa explica as questões relativas à engenharia 

 

Rebeca Policastro

Assessoria de Comunicação
SPObras – 08/08/2014