Secretário de Infraestrutura Urbana vai à Lapa e fala à comunidade sobre os investimentos na região

“Mais de dez bilhões de reais em investimentos federais na cidade de São Paulo, nas áreas de mobilidade urbana, drenagem, mananciais, viário e turismo. Não é por falta de dinheiro que as obras não poderão sair do papel. É esse o volume de recursos que vamos investir na cidade.” Com essas palavras, o secretário de Infraestrutura Urbana, Roberto Garibe, deu início à sua exposição sobre o tema “Investimentos em Infraestrutura Urbana na cidade de São Paulo”. Garibe expressou em valores a importância que tem sua secretaria para solucionar dois dos maiores problemas de infraestrutura que afligem os paulistanos: enchentes e engarrafamentos

A apresentação fez parte do evento Café com a Comunidade que ocorreu na quinta-feira, 24, na sede da Associação Cristã de Moços - ACM, na Lapa, quando o secretário, com objetivo de apresentar melhor à comunidade as ações do governo Municipal, atendeu ao convite da Página Editora e Jornal da Gente e expôs às lideranças do bairro, detalhadamente, as obras da Secretaria de Infraestrutura Urbana - SIURB, especialmente aquelas que são mais críticas para os moradores: drenagem e mobilidade urbana.

Ao apresentar o Plano de Metas da Prefeitura e apontar as ações que sua secretaria desenvolve, Garibe deu aos presentes uma noção clara das políticas públicas adotadas por esta gestão e de seu esforço para trazer recursos para São Paulo, junto ao governo Federal. Para falar do interesse que tem a gestão Haddad na participação da sociedade, frisou: “Foram duas grandes rodadas feitas por um planejamento descentralizado, tudo para chegarmos a esse Plano de Metas com a participação plena da sociedade”.

O esforço tem dado resultados, pois o governo Federal tem feito aporte expressivo de recursos para a metrópole via Programa de Aceleração do Crescimento – PAC2, e já há em curso um elenco de obras imprescindíveis para melhorar a vida em São Paulo. Por exemplo, as obras de drenagem do córrego Ponte Baixa que também envolvem obras de mobilidade como abertura de vias, implantação de viadutos de interligação de avenidas e construção de moradias populares para a população que vivia na parte ribeirinha do córrego.

Outra grande obra detalhada pelo secretário foi a de aumento de vazão dos córregos Água Preta e Sumaré, cujas novas galerias irão resolver os problemas de enchentes que castigam a região há décadas. Essa obra é feita com recursos da Operação Consorciada Água Branca e deve ser aprovada pelo Conselho de Gestão, outra grande conquista.

Os moradores e comerciantes da região também cobraram a construção da ponte que vai interligar as duas partes da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, uma reivindicação antiga dos moradores para aliviar o congestionamento ocasionado pelo trânsito da região. Roberto Garibe apresentou o projeto pronto, e do viário do entorno, e foi amplamente aceito e aplaudido.

Suscitando participação da plateia, a obra foi bastante discutida, o que deu ensejo à explanação do engenheiro Ricardo Pereira, diretor de Desenvolvimento de Projetos de SPObras, que explicou ao público quais eram as alternativas para implantação da ponte, entre elas, a que estabelece o traçado da obra de arte, baseada em estudos e projeções feitas por computador. A ponte e o novo viário trarão aos cidadãos mais conforto e a redução de pelo menos uma hora de trânsito nos trajetos de ida e volta.

Outras pautas caras à comunidade da Lapa foram também tratadas, como os casos do projeto de drenagem dos córregos Curtume e Tiburtino, as obras do Programa de Redução de Alagamentos – PRA, o Corredor Inajar de Souza, entre outras.

Clique aqui para ter acesso à apresentação utilizada pelo secretário durante o encontro

Clique nos links a baixo e saiba mais sobre os investimentos em mobilidade urbana e drenagem:

 

Secretário de Infraestrutura Urbana discursa aos presentes no Café da Manhã com a Comunidade, organizado pela Página Editora e Jornal da Gente (foto: Nikolas Antonzeczem)

 

Diretor de Desenvolvimento de Projetos da SPObras explica o futuro traçado da ponte na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães

 

No final da apresentação a nova Subprefeita da Lapa, Jackeline Morena de Oliveira Melo, se apresentou aos convidados (foto: Nikolas Antonzeczem)

 

Após a apresentação o Secretário de Infraestrutura posou para fotos junto aos convidados

Veja mais fotos do evento.

 

Assessoria de Comunicação 

29/07/2014 - SPOBRAS