Guia de Permacultura para Administradores de Parques

 

 

 

O guia é resultado de trabalho voluntário e colaborativo e apresenta algumas técnicas de construção, gestão e manutenção de parques, com tecnologia disponível, que possibilite desenhar modelos sustentáveis, econômicos e facilmente replicáveis.

A Permacultura é um conjunto de princípios éticos, socioeconômicos e ambientais testados e aplicados para o desenvolvimento de ambientes humanos sustentáveis. Tem sua origem na Austrália, na década de 1970, buscando inicialmente métodos de produção agrícola com baixo impacto ambiental, reestruturação de solo e florestas.

Aplicar seus princípios, metodologia de desenho, planejamento e potencialização dos fluxos nos sistemas de preservação e manutenção dos ecossistemas propicia a diversidade, a estabilidade e a resiliência natural. Desenvolve espaços construídos com recursos locais, com reaproveitamento ou reuso, observa e imita os sistemas e ciclos da natureza e capta o máximo de sua energia proveniente de fontes renováveis e limpas, além de promover ações cooperativas e fortalecimento de comunidades solidárias.

 

Acesse:

Guia de Permacultura para Administradores de Parques