Tenente Brigadeiro Roberto Faria Lima

 Norte                           

Mosaico com quatro fotografias sendo a primeira de um arbusto com folhas em tom de verde escuro e flores em tom de rosa, a segunda de uma trilha feita de tijolos com árvores e grama nas laterais, a terceira de uma flor vermelha com o miolo amarelo e folhas verdes ao redor, e a quarta de uma borboleta preta com asas marrom.

Rua Heróis da FEB, 322 - Parque Novo Mundo
Inaugurado em 17/06/2004
Subprefeitura de Vila Maria / Vila Guilherme
Área 50.250 m²
Aberto diariamente das 6h às 19h
Telefone: (11) 2207-1426 
Decreto 44.869 de criação de 17 de junho de 2004

CONHEÇA E ACESSE o Plano Diretor deste Parque e também seus Anexos, que incluem:

 

INFRAESTRUTURA
Pista de caminhada, paraciclo, campo de futebol, quadra poliesportiva, playground, sanitários, vestiário, estares, passeios e bebedouros. Equipamentos de ginástica, sanitários, rampa de acesso ao parque e áreas de circulação acessíveis. 

 

PARTICULARIDADES
Com vegetação arbórea e arbustiva que se destaca na paisagem local, o projeto do parque transformou a área, preservando a vegetação significativa e integrando-a com atividades de recreação para a população. 

Sua vegetação é composta por bosque heterogêneo, áreas ajardinadas e horta. Destaques da FLORA: abacateiro (Persea americana), alfeneiro (Ligustrum lucidum), aroeira-mansa (Schinus terebinthifolia), bambu-imperial (Bambusa vulgaris), cabeça-branca (Euphorbia leucocephala), cacto-candelabro (Euphorbia ingens), cinamomo (Melia azedarach), eucalipto (Eucalyptus sp.), falsa-seringueira (Ficus elastica), ipê-de-el-salvador (Tabebuia rosea), jambeiro (Syzygium jambos), jatobá (Hymenaea courbaril), jerivá (Syagrus romanzoffiana), magnólia-amarela (Magnolia champaca), paineira (Ceiba speciosa), pau-d’água (Dracaena fragrans), pau-ferro (Libidibia ferrea var. leiostachya), pau-formiga (Triplaris americana), suinã (Erythrina speciosa), tipuana (Tipuana tipu) e unha-de-vaca (Bauhinia variegata). Já foram registradas 73 espécies vasculares, das quais estão ameaçadas de extinção: pau-brasil (Paubrasilia echinata) e pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). Inventário de flora 2021

Já em relação à FAUNA, são observadas 34 espécies de aves comumente encontradas em áreas abertas e bosques da cidade. São elas: gavião-carijó, tuim, anu-preto, beija-flor-de-peito-azul, pica-pau-do-campo, bentevizinho-de-penacho-vermelho, pitiguari, tico-tico e sabiás. Corujinha-do-mato e coruja-orelhuda representam as rapinantes noturnas e o título das migratórias fica com tesoura e andorinhão-do-temporal. A última se reproduz no interior de chaminés, onde o pedinchar de seus filhotes, faz com que o leigo as confunda com morcegos. Ocorrem na área 8 espécies de borboletas.

O BAIRRO
Quando os portugueses atracaram suas caravelas às margens do rio Tietê, em meados do século 20, a Vila Maria era muito diferente do que é hoje: a travessia do rio era feita através de uma ponte de madeira, as ruas não tinham calçamento e era possível pescar no rio e nas lagoas que mais tarde foram aterradas. A Vila Maria foi fundada em 1917, com o loteamento realizado pela Companhia Paulistana de Terrenos, e o nome seria uma homenagem à esposa de um dos antigos proprietários daquelas terras. Suas ruas receberam os nomes dos diretores e corretores da empresa, como Guilherme Cotching, Thomaz Speers, Antônio da Silva e Eugênio de Freitas.

Até 1918, a travessia do rio Tietê para a Vila Maria só era possível de barco, quando foi construída uma ponte de madeira. Os barcos continuaram sendo de grande utilidade, já que as inundações eram frequentes na região. Outros dois bairros se formaram: Vila Medeiros, surgida por meio de loteamento da fazenda Medeiros de Jordão, em 1924, e Vila Guilherme, fundado no mesmo período, quando Guilherme Praun da Silva adquiriu 115 alqueires que haviam pertencido ao barão de Ramalho.

QUEM FOI O TENENTE BRIGADEIRO FARIA LIMA?
José Roberto Faria Lima nasceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, no dia 25 de julho de 1940, filho de Roberto Faria Lima, oficial da Aeronáutica, e de Maria Claíde Faria Lima. Seus tios também se destacaram no cenário político nacional: Floriano Peixoto Faria Lima, oficial da Marinha, foi presidente da Petrobras de 1973 a 1974 e governador do estado do Rio de Janeiro de 1975 a 1979, e José Vicente de Faria Lima, também oficial da Aeronáutica, foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE) em 1961 e prefeito de São Paulo de 1965 a 1969.

CONSULTE AQUI O REGULAMENTO DO PARQUE

CONSELHO GESTOR
Os Conselhos Gestores dos Parques Municipais foram criados em 2003 para garantir a participação popular no planejamento, gerenciamento e fiscalização das atividades que ocorrem nos parques. O objetivo é envolver a comunidade na discussão das políticas públicas de forma consultiva, com enfoque nas questões socioambientais. Os Conselhos são integrados por representantes da sociedade civil (em geral, três frequentadores e um representante de movimento social ou entidade local), um representante dos trabalhadores do parque e três representantes do Poder Executivo. Saiba mais sobre os Conselhos Gestores no site da SVMA.

 

ÔNIBUS:
271M/10 – Metrô Santana / Pq. Novo Mundo
278A/10 – Metrô Santana / Penha
271A/51 – Metrô Santana / Cangaíba
2026/10 – Jaçanã / Pq. Novo Mundo
172X/10 – Metrô Tatuapé / Pq. Novo Mundo.
+ informações: www.sptrans.com.br

  Siga a SVMA nas redes sociais