Técnicos da Prefeitura de São Paulo recebem formação para orientar agricultores atendidos pelo programa Sampa+Rural

A equipe técnica recebeu um curso intensivo sobre desenho de paisagens agroecológicas

A Coordenadoria de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho realizou na última sexta-feira (12) a segunda formação sobre desenho de paisagem no plantio para os agrônomos e biólogos do programa Sampa+Rural, responsáveis pelos atendimentos dos agricultores de todas as regiões da Capital. A atividade, que durou o dia todo, contou com a presença de 30 pessoas.

A formação é destinada para toda a equipe que atua diretamente nas 3 unidades das CAEs - Casas de Agricultura Ecológica, que prestam atendimento de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). A iniciativa é resultado da parceria entre a Coordenadoria e o Instituto Kairós, levando como instrutor o Engenheiro agrônomo Marcelo Martins Ribeiro, mestre em desenvolvimento sustentável (UFRRJ), especialista em Agroecologia (MDA e Berkeley) e em Agricultura Biodinâmica (Uniube).

“As formações aprofundam a qualificação dos nossos técnicos para que eles, por sua vez, transmitam os saberes aos agricultores da cidade. O setor é de extrema relevância para a Capital, pois além de gerar empregos, é fundamental porque contribui para a alimentação dos agricultores e de quem consome seus produtos, além de gerar empregos e girar a economia no município”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.

O desenho de paisagem, na agricultura ecológica, tem como objetivo criar campos de plantio que interajam harmonicamente com os biomas locais, a vegetação natural, que não desgastem o solo e possibilitem o cultivo de mais de um tipo de alimento. A formação é dividida por atividades, começando com a retomada dos elementos da leitura da paisagem. Depois, a apresentação de elementos para o desenho de agroecossistemas, a demonstração de estudos de caso levantados nas CAEs e, por fim, a construção de um mapa na propriedade.

Sobre a Coordenadoria de Agricultura

A Coordenadoria de Agricultura - CA é responsável por implementar ações para desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura urbana e periurbana. Foi instituída pelo decreto nº 61.042, de 9 de fevereiro de 2022 e está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo.

A equipe é responsável por todas as ações voltadas à agricultura familiar na cidade de São Paulo, por meio do programa Sampa+Rural. A iniciativa mapeia ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural utilizando de projetos e programas desenvolvidos pela Prefeitura. Há também a plataforma de mesmo nome, que indica dados e localizações das hortas e agricultores espalhados em todas as regiões. Acesse e conheça.

Além disso, a coordenadoria de agricultura é responsável por mapear, supervisionar e executar parte das ações listadas no Plano Municipal de Desenvolvimento Agroecológico Sustentável e Solidário, que indicam metas e objetivos para desenvolver a área da agricultura na Capital até 2030.

Saiba mais sobre o trabalho da Coordenadoria clicando aqui.

 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mai
l: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn