Prefeitura de São Paulo convida especialistas globais para debater a segurança alimentar e o combate à fome no mundo

Conferência Internacional reunirá autoridades mundiais para trocar conhecimentos e propor práticas inovadoras acerca do tema

Nos dias 28 e 29 de maio, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), em parceria com a SP Negócios e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), realizará a “Conferência Internacional sobre Segurança Alimentar e Combate à Fome - Josué de Castro”, evento voltado para especialistas do setor, que promoverá um amplo debate global sobre as questões de segurança alimentar, com foco no aprimoramento das políticas públicas, inovações e práticas existentes.

A Conferência se dará na Cidade de São Paulo, trazendo palestras, oficinas e mesas redondas, e reunindo especialistas nacionais e internacionais para compartilhar conhecimentos, experiências e melhores práticas em torno do tema. O seminário será estruturado em sessões plenárias e painéis, distribuídos ao longo de dois dias, abordando temas como o comércio e a produção no Sul Global, desenvolvimento sustentável, o futuro da biotecnologia no camp, e a produção de alimentos e desenvolvimento regional da Amazônia.

A segurança alimentar e o combate à fome são tópicos de grande relevância na agenda internacional, também promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A Conferência pretende ser um marco no debate internacional, ampliando o diálogo entre governos, instituições e sociedade, estimulando cooperações, e deixando um legado de conhecimento e engajamento para o aprimoramento contínuo nas questões de segurança alimentar, a partir do exemplo da cidade de São Paulo.

“A conferência reafirma o papel geopolítico do Brasil na segurança alimentar do planeta, destacado pela própria ONU em razão de o país reunir as três condições fundamentais para a função: a disposição de recursos naturais formados por solo, água e clima; o amplo conhecimento de agricultura tropical proporcionado por instituições a EMBRAPA e as universidades brasileiras, e a existência de recursos humanos aptos para a agricultura, que são os agricultores brasileiros”, afirma o secretário municipal de Relações Internacionais Aldo Rebelo.

Homenagem a Josué de Castro

A Conferência Internacional sobre Segurança Alimentar e Combate à Fome - Josué de Castro será também palco de homenagem ao pensador pernambucano que destaca em seu nome: médico, professor, geógrafo, cientista social, escritor e ativista, Castro foi um marco do combate à fome nacional e internacional, exercendo os cargos de Presidente do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e Embaixador brasileiro na ONU.

Partindo de sua experiência pessoal no Nordeste brasileiro, publicou uma extensa obra que inclui: “Geografia da fome”, “Geopolítica da fome”, “Sete palmos de terra e um caixão” e "Homens e caranguejos”. Seus estudos e legado nortearão o debate do seminário, levando adiante o tema da segurança alimentar no cenário brasileiro e mundial.

A Conferência também terá como patrono o Ex-Ministro da Agricultura Alysson Paolinelli. Falecido em 2023, era agrônomo e político, e expandiu os estudos acerca do potencial da região do Cerrado para a produção agrícola.

Conferência Internacional sobre Segurança Alimentar e Combate à Fome - Josué de Castro
Dias 28 e 29 de maio de 2024
Hotel Tivoli Mofarrej - Alameda Santos, 1437, São Paulo, SP
Para mais informações: smri@prefeitura.sp.gov.br

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail
: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn