Público adulto deve manter carteira de vacinação sempre em dia

Nas UBSs, estão disponíveis vacinas contra doenças infecciosas e transmissíveis como hepatite B, gripe, sarampo, febre amarela e difteria; campanha contra a gripe também está em andamento

 Embora as crianças sejam o público com o maior número de vacinas dentro do Programa Nacional de Imunização, os adultos também devem ficar atentos, pois as faixas etárias entre 20 e 59 anos e acima de 60 anos possuem o seu próprio calendário vacinal, com vários imunizantes que requerem mais de uma dose ou mesmo vacinação anual, como no caso da gripe.

Toda a população pode se vacinar gratuitamente nas 471 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. Para isso, basta comparecer à unidade com o cartão de vacinação, que comprova a situação vacinal do indivíduo e deve ser guardado junto aos demais documentos pessoais. A ausência do cartão, no entanto, não é um impeditivo para se vacinar.

Adultos entre 20 e 59 anos: devem ficar atentos à atualização da caderneta em relação a quatro tipos diferentes de vacina: contra hepatite B (3 doses), febre amarela (dose única), difteria e tétano (3 doses mais reforços a cada 10 anos), sarampo, caxumba e rubéola (dose única).

Adultos com mais de 60 anos: seguem o mesmo calendário dos adultos de 20 a 59, acrescido da vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, que deve ser tomada todos os anos (vale lembrar que a campanha contra o vírus influenza está em andamento na capital desde o dia 22 de março), da vacina contra Covid-19 (a cada seis meses) e contra pneumonia, para pessoas que vivem em instituições de longa permanência.

LEIA TAMBÉM: Saúde amplia campanha de vacinação contra gripe para novos grupos prioritários

 

Gestantes e Puérperas: recebem hepatite B, difteria e tétano e a dTpa, que protegem contra difteria, tétano e coqueluche, além da vacina influenza e covid-19. As puérperas também devem ser vacinadas contra o sarampo, caxumba e rubéola.

O calendário de vacinação do município de São Paulo está disponível na página De Olho na Carteirinha da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa).

Acesse informações sobre todos os equipamentos da rede municipal na página do Busca Saúde.

 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail
: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn