Unamo-nos, mulheres! Porque fortes nós já somos.

Um excelente dia de reflexão e comemoração, e que tenhamos um ótimo Dia Internacional da Mulher

 

 

Hoje é dia 08 de março — Dia Internacional da Mulher — uma data para lembrarmos do ocorrido em 25 de março de 1911: terrível incêndio em uma fábrica na cidade de Nova York, que vitimou 146 pessoas, sendo 125 mulheres.

Os registros empregatícios da época apontavam que as jovens trabalhavam 09 horas por dia, de segunda a sexta, atuando duas horas a menos, aos sábados, em troca de um pagamento semanal entre 07 e 12 dólares (aproximadamente 174 e 299 dólares, nos dias atuais, com correção da inflação).


Esse acontecimento foi crucial para a consolidação das leis de proteção ao trabalhador, nos Estados Unidos, e também influenciou na criação do Dia Internacional da Mulher.


A partir dos anos 1960, a comemoração do dia 08 de Março já tinha se tornado tradicional, mas só foi oficializada pela Organização das Nações Unidas – ONU em 1975. Nesse ano, a ONU declarou-o como o Ano Internacional das Mulheres, como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo o mundo. Como parte desses esforços, a data foi oficializada como o Dia Internacional da Mulher.


Certamente, hoje é uma data para reflexão de todas nós, mulheres, sobre os acontecimentos que nos trouxeram até este ano de 2024, século XXI: reconhecer que a caminhada foi – e ainda é – longa e, por muitas vezes, tortuosa. Porém, obtivemos muitos avanços, que resultaram em dignidade às mulheres de todo o mundo.


Sabemos que ainda existe muito a se fazer. Os desafios são grandes e, muitas vezes, nos parecem intransponíveis, mas confio em nós, mulheres, que lutamos por melhores condições de vida em prol de todas, mundo afora, na certeza de que JAMAIS estaremos sozinhas.


Devemos ser e estar, constantemente, vigilantes, uma vez que os retrocessos rondam as nossas lutas e as nossas causas, e não podemos facilitar, permitindo que isso ocorra. Eu, como mulher negra, mãe e advogada, sei que as batalhas no Brasil são muitas, porém, JUNTAS, acredito que as possibilidades de vitória serão sempre maiores e recompensadoras.


Citando a filósofa Djamila Ribeiro, de quem aprecio o trabalho, cito: “Minha luta diária é para ser reconhecida como sujeito, impor minha existência numa sociedade que insiste em negá-la”. Unamo-nos, mulheres! Porque fortes nós já somos e provamos nossa força em diversas ocasiões atestadas pela História.


Um excelente dia de reflexão e comemoração, e que tenhamos um ótimo Dia Internacional da Mulher.
Muito obrigada!


Fontes:
“As origens do Dia da Mulher, por que é em 8 de março?”. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/noticias/as-origens-do-dia-da-mulher-por-que-e-em-8-de-marco/3130733.html. Acesso em: 07/03/2024.


“Nada de incêndio na fábrica! Esta é a verdadeira história do 8 de março.” Disponível em: https://istoe.com.br/nada-de-incendio-na-fabrica-esta-e-a-verdadeira-historia-do-8-de-marco/. Acesso em: 07/03/2024.


“Há 110 anos, acontecia o trágico incêndio na fábrica feminina de Triangle Waist”. Disponível em: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/historia-tragedia-triangle-waist-mulheres.phtml. Acesso em: 07/03/2024.