Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente promove seminário sobre violência nas escolas

Na quarta-feira (28) o seminário é dividido em três painéis

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, promove no dia 28 (quarta-feira) , o Seminário de Enfrentamento à Violência nas Escolas. O seminário, dividido em três painéis, abordará a violência sob três recortes: Painel 1 – Perspectivas sociais e psicológicas do fenômeno da violência nas escolas; Painel 2 – Políticas públicas de enfrentamento à violência no âmbito virtual e medidas de segurança à criança e ao adolescente nas redes; e, Painel 3- Políticas públicas de enfrentamento à violência em ambiente escolar.

Telma Vinha é coordenadora do Grupo “Ética, Diversidade e Democracia na Escola Pública” do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp e participa do Painel 1. Durante o seminário, ela abordará os distintos problemas de convivência nas escolas, incluindo a violência extrema, a partir de pesquisas que contribuem para compreender as características e incidência das violências.

Eventos emblemáticos de violência nas escolas

O tema da violência entre os jovens foi alvo das atenções dos participantes da Conferência Lúdica Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente da Cidade de São Paulo, realizada em 2022, que sugeriram que o tema fosse abordado em um evento da Prefeitura de São Paulo.

O seminário é aberto ao público, preferencialmente para agentes da rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente, como Conselheiros Tutelares do município de São Paulo, integrantes das entidades vinculadas ao CMDCA e professores da rede escolar.

As inscrições podem ser feitas online, via sympla, mediante preenchimento de formulário no link Link, limitado a 200 participantes.

SERVIÇO

O quê: Seminário de Enfrentamento à Violência nas Escolas

Quando: dia 28 de fevereiro

Onde: Auditório da Secretaria Estadual de Turismo (Praça Ramos de Azevedo, 254, Centro)


Programação

Abertura: 13h às 13h15

1º Painel: 13h15 às 14h45
Perspectivas sociais e psicológicas do fenômeno da violência nas escolas

- Telma Vinha, Doutora em Educação pela Unicamp;

- Elizandra Félix Viera, psicóloga e mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP), integra a Coordenadoria Pedagógica (COPED) da Secretaria Municipal de Educação.


2º Painel: 14h45 às 16h15
Políticas públicas de enfrentamento à violência no âmbito virtual e medidas de segurança à criança e ao adolescente nas redes

- Francisco de Aguiar Coelho, que atua como advogado orientador do Departamento Jurídico XI de Agosto; e integra a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente da OAB;

- Eduardo Ariente, Doutor em Direito pela USP.


Coffee break – 16h15 às 16h45


3º Painel: 16h45 às 18h45
Políticas públicas de enfrentamento à violência em ambiente escolar

- Egberto de Almeida Penido, Juiz de Direito no Tribunal de Justiça de São Paulo;

- Karina Pellegrino Brossi, representante da Secretaria Municipal de Educação e Coordenadora do Gabinete Integrado de Proteção Escolar;

- Gustavo Samuel da Silva Santos, Defensor Público da Infância e Juventude.


Encerramento – das 18h45 às 19h
.

 

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail
: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn