São Paulo comemora 470 anos com pontos históricos ainda mais iluminados

Cartões postais, como Praça da Sé e Theatro Municipal, ganham iluminação modernizada para marcar o aniversário da capital

Pontos icônicos cidade, como a Praça da Sé, Theatro Municipal, Mercadão e Catedral da Penha, ganham iluminação modernizada para marcar o aniversário de 470 anos da capital. Na noite do dia 25 de janeiro, a Ponte Estaiada, outro cartão postal, voltará a ficar iluminada com cores que remetem à bandeira de São Paulo. O novo projeto de iluminação desenvolvido pela Prefeitura possibilita maior nível de claridade no entorno e ressalta as belezas arquitetônicas destas construções.

Outra ação da administração municipal no que se refere à iluminação da cidade é a revitalização dos postes ornamentais do Centro Histórico. Serão recuperadas 1.900 estruturas utilizando técnicas minuciosas e tecnologia 3D. Até o momento, 363 postes da avenida Rio Branco, nas praças das Mães e São João de Cortês e no Parque da Independência, já foram completamente revitalizados.

Tanto o novo projeto de iluminação dos pontos turísticos quanto a revitalização dos postes históricos foram realizadas pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula), por meio da concessionária Ilumina SP.

Adequações garantem economia de energia

Para garantir uma cidade cada vez mais iluminada, a administração municipal tem executado diversas adequações, como a troca de lâmpadas de mercúrio por vapor de sódio, recapagem em alguns postes de concreto, troca por lâmpadas de led e, agora, a troca por luminárias com módulos de LED, garantindo benefícios como economia de energia, aumento de luminosidade geral dos locais, maior facilidade na manutenção dos equipamentos e segurança nos arredores.

Já é possível identificar os novos sistemas de iluminação que destacam as estruturas por meio da instalação de luminárias de alta eficiência de energia, tanto de potência quanto de economia, e de quantidade de luz que incide nos pontos revitalizados, em endereços como Avenida Paulista e Museu do Ipiranga. A partir deste dia 25 de janeiro, a Praça da Sé, o Teatro Municipal, Mercado Municipal, a Catedral da Penha e a Ponte Estaiada ganharão também nova iluminação de destaque.

Iluminação mais potente

Praça da Sé

Foram instalados 114 novos refletores de LED de alta potência e recuperados 11 postes ornamentais. A catedral ganhou 10 refletores LED com 190W de potência e 3000K, que significa emissão de luz com claridade bastante alta, em cada luminária das ruas das laterais e frente do edifício e quatro refletores da mesma configuração no poste existente da Rua Praça Dr. João Mendes (fundo da Catedral Metropolitana de São Paulo), que garantem iluminação de destaque neste cartão postal da cidade.

Theatro Municipal

Recebeu iluminação de destaque, ganhando novas luminárias de LED, mais potentes e modernas se comparadas com as tradicionais, substituindo as de vapor de sódio.

Mercado Municipal

O Mercado Municipal de São Paulo terá iluminação de destaque na parte superior. Ali houve o aprimoramento e substituição de refletores de vapor de sódio para LED (55W e 35W), mantendo as posições e quantidades do projeto original.

Catedral da Penha

A Basílica Nossa Senhora da Penha ganhou um projeto de iluminação específico, que previu a utilização dos postes do estacionamento que tiveram suas luminárias substituídas por novas, em LED 80W. Os projetores fora de padrão foram substituídos por 8 projetores LED 190W 3000K. As laterais ganharam quatro novos postes, cada um com uma luminária LED 80W e projetores LED 190W 3000K.

Ponte Estaiada

A cor escolhida para iluminar a ponte vai remeter às cores da bandeira da cidade. Para a valorização da Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, foi feito um novo projeto de iluminação cênica e foram instalados 42 refletores RGBW de alta potência, cada um com 190 watts, capazes de emitir fachos de luz de diferentes cores.

Na nova configuração, 32 refletores estão distribuídos em três diferentes níveis localizados na parte superior da estrutura. Também foram instalados dois novos postes próximos à ciclovia do Rio Pinheiros, cada um com 5 refletores RGBW de alta potência direcionados para a ponte.

Avenida Paulista

Os trabalhos incluíram implantação e substituição de postes, que de 5m passaram a ter 7,5 m de altura, de luminárias mais potentes, e fabricação de suportes para acréscimo de luminárias, todas com lâmpadas LED, garantindo aumento de 104% na iluminação nos seus 2,8 km de extensão.

Com a mudança do layout do poste atual e a angulação das luminárias e dos novos suportes, a iluminação atinge toda a largura da via. Também houve a troca de 276 luminárias de potência 170 watts por luminárias de potência 190 watts.

Além disso, novos suportes para acréscimo de 184 luminárias precisaram ser fabricados. Para iluminar a ciclofaixa, foram instalados 4 pontos de luz (mais baixos) em 52 postes.

Leia mais aqui.

Postes ornamentais

Os trabalhos para os restauração dos postes ornamentais estão concentrados nas praças da Sé, Ramos de Azevedo, Júlio de Mesquita, Clóvis Beviláqua e João Mendes, nas avenidas São João e Ipiranga e nas ruas Libero Badaró, Onze de Agosto e Anita Garibaldi.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail
: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn