Procedimentos não urgentes de saúde são suspensos temporariamente

Situação foi adotada pela Prefeitura por conta da pandemia e com o objetivo de garantir a segurança dos usuários. Após a normalização, serão feitos os reagendamentos.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que, por conta da situação epidemiológica causada pela pandemia de coronavírus, e com o objetivo de garantir a segurança dos usuários, foram suspensos temporariamente os procedimentos de saúde considerados não urgentes, como consultas, exames e cirurgias de rotina agendadas nos ambulatórios hospitalares e na rede de atenção básica do município de São Paulo. Após a normalização da situação epidemiológica, serão feitos os reagendamentos junto aos usuários.

A medida temporária leva em conta a prioridade clínica de cada caso e do procedimento a ser realizado. Ela será vigente até a normalização da situação epidemiológica na cidade. Em caso de urgência, basta o cidadão procurar a rede de urgência e emergência (prontos-socorros e UPAs mais próximo de sua residência).

A Prefeitura ressalta que foram instituídos mecanismos para monitoramento semanal das populações mais vulneráveis, dentre elas, as pessoas com doenças crônicas. O monitoramento é realizado por meio de contatos telefônicos ou presencialmente, com o intuito de dar continuidade ao acompanhamento e identificar precocemente situações de risco que necessitam de intervenção ou atendimento para avaliação clínica do paciente. Se acontecer essa necessidade, o paciente é atendido e todas as medidas para o seu cuidado são tomadas.

Fazem parte deste monitoramento, os idosos, as gestantes, as puérperas (mulheres que à luz faz pouco tempo), os recém-nascidos, as pessoas com deficiência física ou com doença mental, as pessoas em risco nutricional, pacientes em assistência domiciliar e as emergências em odontologia.

De Secretaria Especial de Comunicação