Prefeitura promove evento sobre inserção da mulher no mercado de trabalho

Objetivo do ´Ídeatona´ foi incentivar empreendedores a desenvolver negócios de maneira inovadora

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento realizou, nesta segunda-feira (16), o Ideatona, maratona com objetivo de incentivar empreendedores a desenvolver negócios de maneira inovadora, com técnicas de ideação, modelagem de negócios e oficinas de pitch (apresentação rápida de um negócio ou produto, com o objetivo de “vender” a ideia para sócios, investidores, clientes ou parceiros). A ação foi realizada em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares.

Durante oito horas de planejamento, 12 estudantes receberam mentoria especializada para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da inserção da mulher negra no mercado de trabalho. Os participantes se dividiram em dois grupos e receberam apoio de mentores inseridos na temática para desenvolverem em conjunto soluções inovadoras para os desafios de como incluir jovens de diversas faixas etárias no mercado de trabalho.

“Essa maratona de programação abordou pautas de fomento ao empreendedorismo negro e ao afroempreendedorismo, propondo alternativas criativas e tecnológicas com base nas vocações territoriais da cidade”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Este encontro é fundamental para pensarmos em soluções para a inserção da mulher no mercado de trabalho e combater a desigualdade, uma vez que o grupo feminino corresponde a 45,6% do nível de ocupação no Brasil, enquanto os homens, 64,3%”, completou.

As mentorias tiveram foco em assuntos como a autovalorização em contextos de desigualdade; papel e desafios da educação na inclusão produtiva; trabalho tradicional e demandas mercadológicas; empreendedorismo social e trabalhabilidade. Ao final do evento, os participantes apresentaram um pitch da ideia em até cinco minutos, falando sobre o desafio e com detalhes da solução prevista.

A ação é uma continuidade da BlackTeKFest - Feira de Experiências Tecnológicas que aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O encontro contou com a participação de Flávia Mota, empreendedora da Nó da Nega; Ana Minuto, empreendedora e coaching; Renato Azevedo, da Produção Preta e conselheiro da Comunidade Negra SP e Eliza Gabriel, conselheira na mesma entidade.

De Secretaria Especial de Comunicação