Prefeitura lança programa de incentivo a filmagens e mentoria para coletivos de audiovisual

Anúncio foi feito durante o durante a 11ª edição do Festival Ventana Sur, mercado de conteúdo audiovisual que acontece na cidade de Buenos Aires

A Prefeitura de São Paulo lançou nesta terça-feira, 2 de dezembro, um programa de incentivos para filmagens estrangeiras na cidade que prevê reembolsos de 20% a 30% nos gastos de produções internacionais que usarem a capital paulista como cenário. O anúncio da política foi feita pelo presidente da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, Frederico Celentano, e pela diretora-presidente da Spcine, Laís Bodanzky, durante o Ventana Sur 2019, um dos festivais mais importantes de conteúdo audiovisual da América Latina.

“A participação da Prefeitura no festival é fundamental para que possamos nos aproximar de futuros e possíveis parceiros para pensarmos em conjunto a produção audiovisual da cidade de São Paulo”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “A nossa presença no evento pode abrir portas para parcerias entre o mercado internacional e nacional, além de desenvolvermos políticas públicas que promovam também a qualificação de profissionais neste setor”, completa.

Na ocasião, também foi anunciado um novo eixo de atuação dentro do Sampa Criativa, programa que tem como objetivo estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulistano e seu impacto em âmbito cultural e social. A Ade Sampa, em parceria com a Spcine, irá oferecer mentorias e orientações para iniciativas paulistanas no setor do audiovisual.

“A Ade Sampa vai implementar a partir de 2020 um programa de mentorias e de aceleração para coletivos paulistanos do audiovisual. Com essa ação, queremos criar as bases de um setor ainda mais forte, capaz de fornecer serviços para as novas produções que desejamos atrair para nossa cidade”, declara o presidente da Ade Sampa, Frederico Celentano.

A proposta da Film Commission de São Paulo, a segunda maior da América Latina, é a de apoiar produções internacionais a usar a cidade para serviços de produção e pós-produção:

Cash rebate de 20% a 30%

O cash rebate restitui uma porcentagem de 20% a 30% do valor total gasto por produções internacionais que escolham capital paulistana como locação. O programa é destinado a produções estrangeiras de longas-metragens, animações, séries e obras publicitárias globais, filmadas total ou parcialmente na cidade. Os projetos contemplados precisam ter um gasto local mínimo de US$ 500 mil para filmes e séries e obras publicitárias internacionais através de uma produtora local.

Prêmio Spcine para filmes latino-americanos

Outra iniciativa criada é o Prêmio de Incentivo para Filmes Latino-Americanos, primeiro edital público internacional focado em pós-produção e que vai financiar longas-metragens e animações. Serão pelo menos um prêmio para um longa-metragem brasileiro e dois para longas-metragens latino-americanos. Os vencedores devem efetuar os serviços de pós-produção na capital paulista.

"Devido à sua infraestrutura, arquitetura e diversidade cultural e étnico-racial, a cidade é totalmente preparada para receber grandes produções cinematográficas internacionais. São Paulo pode ser tudo, é uma cidade camaleônica e pode ser ambientada no passado, ter paisagens e cenários contemporâneos ou até futurista”, afirma Laís Bodanzky.

Festival Ventana Sur

A 11ª edição do Festival Ventana Sur, mercado de conteúdo audiovisual mais importante da América Latina, acontece até 6 de dezembro na cidade de Buenos Aires. Organizado pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA) e pelo Marché du Film - Festival de Cannes, o festival reúne diferentes atores da indústria audiovisual em um só lugar para promover a coprodução, financiamento e distribuição internacional de conteúdo latino-americano. Todo ano, o evento recebe mais de 3000 participantes credenciados, entre eles aproximadamente 500 compradores e vendedores dos cinco continentes, além de representantes das mais importantes redes e plataformas internacionais.

De Secretaria Especial de Comunicação