Prefeitura atende mais de 200 mulheres vítimas de violência em ações de qualificação e emprego

Iniciativa marca a abertura de atividades pelo Dia Internacional para Eliminação da Violência contra Mulheres

Celebrado nesta segunda-feira, 25 de novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres foi escolhido pela Prefeitura de São Paulo para abrir a semana que contará com diversas ações de apoio à mulher. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho está realizando uma série de ações para promover o empreendedorismo e a empregabilidade deste público.

“É uma oportunidade de reunirmos diversas iniciativas da Prefeitura voltadas ao enfrentamento do problema da violência contra a mulher. O Contrata SP – Tem Saída vem para ampliar as chances de reinserção no mercado de trabalho e com isso quebrar o ciclo de violência, que não se encerra se a mulher não conseguir a autonomia financeira. Com a abertura da Casa da Mulher Brasileira passamos a ter o acolhimento adequado às vitimas, que contarão, no mesmo lugar, com um evento pensando para elas, com empresas sensíveis a causa”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Nesta segunda-feira (25), as mulheres cadastradas no Tem Saída, participam do Contrata SP, que reúne 12 empresas parceiras do programa, oferecendo mais de 300 vagas, com processo seletivo no local, em áreas como serviços, comércio e saúde. O evento acontece na Casa da Mulher Brasileira e já atendeu mais de 200 mulheres.

“Muitas vezes as mulheres não conseguem se reconhecer na situação de violência e se empoderar para enfrentar essa situação. Por isto, realizamos este trabalho em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, oferecendo oportunidades de emprego para estas mulheres. O objetivo é fazer com que as participantes comecem uma nova vida, enfrentando toda a discriminação e violência que já sofreram”, declara secretária de Direito Humanos e Cidadania, Berenice Giannella.

Na ocasião, as mulheres também participam de oficinas do programa Elabora, realizado pela Fundação Paulistana, com orientações sobre processo seletivo e formulação de um currículo adequado.

As mulheres que ainda não fazem parte do Tem Saída receberam orientação da Defensoria Pública sobre a formalização de uma denúncia contra o agressor. Esse é o primeiro passo para integrar o Programa, que é realizado pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, ONU Mulheres, OAB-SP, além da Prefeitura de São Paulo.

Mais Mulheres

Também nesta segunda-feira (25), o Centro de Cidadania da Mulher Santo Amaro, equipamento da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, recebeu pela primeira vez o Mais Mulheres, curso gratuito de qualificação que impulsiona negócios de empreendedoras da capital. Ao todo, 24 mulheres passarão pela qualificação que ocorre em seis encontros, na zona sul da capital paulista.

O programa, realizado pela Ade Sampa, é composto por três fases, que contemplam inspiração, empoderamento, qualificação, aceleração e mentorias para mulheres que têm ou desejam ter um negócio. Na primeira etapa de qualificação, “Inspiração com Empoderamento”, as participantes são incentivadas a refletir sobre autoconhecimento, analisando o mundo empreendedor e discutindo aspectos como as dificuldades que as mulheres encontram no mercado.

Já na segunda fase, de qualificação técnica, as empreendedoras aprenderão conceitos de trabalho em equipe e formação de rede de contatos, conhecendo ferramentas e conceitos de estruturação de negócios. O encontro termina com a “Aceleração com Mentoria”, que desenvolve competências e habilidades para impulsionar ideias com o auxílio da tecnologia.

Teia Santo Amaro

A Prefeitura de São Paulo inaugurou também o Teia Santo Amaro, espaço colaborativo de trabalho da Ade Sampa, voltado ao público feminino com o objetivo de promover a geração de renda das mulheres da região e oferecer um espaço de trabalho para as empreendedoras.

O Teia Santo Amaro tem capacidade para 14 mulheres trabalharem simultaneamente e está instalado dentro do Centro de Cidadania da Mulher Santo Amaro. No local, as empreendedoras encontram um espaço, totalmente gratuito, com acesso a computadores, internet, impressora, sala de reunião, mentorias, palestras, oficinas e estímulo à formação de rede de contatos.

A Prefeitura já conta com um Teia em Taipas e outro em Cidade Tiradentes. Em dezembro serão inaugurados outros dois, um no Centro e outro em Parelheiros.

Cursos de Qualificação

Uma parceria das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, de Direitos Humanos e Cidadania e o Centro Paula Souza, promoverá em nove Centros de Referência da Mulher da Prefeitura de São Paulo cursos gratuitos de qualificação profissional como velas aromáticas, auxiliar administrativo e manicure. São 510 vagas e as atividades começam no dia 28 de novembro, com término programado para 24 de dezembro. As inscrições podem ser feitas diretamente nos equipamentos. Confira os endereços abaixo.

Serviço

Teia Santo Amaro
Dia: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 17h
Local: Centro de Cidadania da Mulher Santo Amaro - Praça Salim Farah Maluf, s/nº

Cursos de Qualificação
Data:
28 de novembro
Inscrições até 27 de novembro nos endereços abaixo

Casa Brasilândia
Rua Sílvio Bueno Peruche, 538 – Brasilândia
Cursos: Manicure e Auxiliar Administrativo
Turmas: manhã e tarde
Informações: 3983-4294

Centro de Referência da Mulher 25 de Março
Rua Líbero Badaró, 137 – 4º andar – Centro
Cursos: Auxiliar Administrativo
Turmas: manhã
Informações: 3106-1100

Centro de Referência da Mulher Maria de Lourdes Rodrigues
Rua Luiz Fonseca Galvão, 145 – Capão Redondo
Curso: Manicure
Turmas: manhã
Informações: 5524-4782

Centro de Cidadania da Mulher Parelheiros
Rua Terezinha do Prado Oliveira, 119 – Parelheiros
Curso: Manicure
Turmas: manhã
Informações: 5921-3665

Centro de Cidadania da Mulher Perus
Rua Joaquim Antônio Arruda, 74 – Perus
Cursos: Manicure e Velas Aromáticas
Turmas: manhã e tarde
Informações: 3917-5955

Centro de Cidadania da Mulher Capela do Socorro
Rua Professor Oscar Barreto Filho, 350 – Grajaú
Cursos: Manicure e Auxiliar Administrativo
Turmas: manhã e tarde
Informações:5927-3102

Centro de Cidadania da Mulher Santo Amaro
Praça Salim Farah Maluf, s/nº
Cursos: Manicure e Velas Aromáticas
Turmas: manhã e tarde
Informações: 5521-6626

Centro de Cidadania da Mulher Itaquera
Rua Ibiajara, 495
Cursos: Manicure e Velas Aromáticas
Turmas: manhã e tarde
Informações: 2073-4863

De Secretaria Especial de Comunicação