Jogos da Cidade: Pacaembu será palco da final do futebol masculino

Times de várzea de toda a cidade de São Paulo são protagonistas do campeonato

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) receberá, no feriado de Proclamação da República (15 de novembro, sexta-feira), a final do futebol de campo pelos Jogos da Cidade. O campeonato funciona de forma regional, com as equipes dos bairros enfrentando-se entre si e, após algumas rodadas, torna-se municipal, com cada equipe representando seu bairro e buscando o título municipal. Já em sua 17ª edição, os Jogos da Cidade são o maior torneio esportivo amador de São Paulo. Envolveu 18 mil atletas e 824 times na última oportunidade.

Arsenal do Centro (Sé) e Associação Atlética Garotos Futebol e Amizade (São Miguel Paulista) são as equipes que deixaram para trás quase 500 times de várzea de 32 regiões da capital. As semifinais aconteceram no dia 27 de outubro. O Arsenal derrotou o Paredão da Esquina (Lapa) por 3 a 2, e os Garotos Futebol e Amizade não tomaram conhecimento da equipe Chiclete Adams (Jaçanã/Tremembé), fizeram 5 a 2 e garantiram vaga na final.

Trajetória dos finalistas

A equipe do Arsenal do Centro (verde, amarelo e preto) jogou 12 jogos desde o mês de maio e perdeu apenas dois, ambos em fase de grupos, fator que não ameaçou a classificação do time. Estão, até o momento, com saldo positivo de 14 gols – foram 27 pró e 13 contra. Garantiram o grupo na fase municipal ao vencerem o Nacional Bom Retiro, também da Sé, por 3 a 1 na final regional.

Já os Garotos Futebol e Amizade (vermelho, azul e branco) vão para o Pacaembu com melhores números: venceram dez dos 11 jogos disputados até aqui, marcaram 30 e levaram apenas 12 gols, resultando em um saldo de 18. A final regional foi decidida em uma emocionante disputa de pênaltis contra o Penharol Futebol Clube, de São Miguel Paulista. Os Garotos converteram três penalidades – contra uma da equipe adversária – e avançaram para a etapa municipal.

De Secretaria Especial de Comunicação