Prefeitura leva Paraoficina Móvel para reparos em cadeiras de rodas, órteses e próteses

A iniciativa inédita vai ao encontro de demandas da população mais carente

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai levar aos bairros de São Paulo a Paraoficina Móvel, que realizará manutenção e reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores.

O lançamento da Paraoficina Móvel será no próximo dia 7, quinta-feira, às 9h30, em frente à Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, com a presença de autoridades e parceiros envolvidos no projeto.

A van estará presente nos Mutirões nos Bairros, a partir do próximo sábado (9 de novembro), prestando atendimentos, além de levar orientações, informações e encaminhamentos aos Centros Especializados de Reabilitação (CERs). O mutirão está previsto para acontecer no Itaim Paulista, Zona Leste.
A operação da Paraoficina Móvel, uma van customizada com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para os reparos, será feita pela Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD), entidade consagrada pela qualidade de sua oficina, bem como pelos serviços de reabilitação oferecidos à população paulistana.

Segundo dados do IBGE, no município de São Paulo há 217 mil pessoas com deficiência física, destas 170.445 possuem grande dificuldade motora e 45.948 só conseguem se locomover com algum tipo de tecnologia assistiva.
A falta de manutenção e de reparos dos equipamentos, muitas vezes, faz com que os mesmos deixem de ser usados ou continuam sendo usados de maneira precária, o que pode ameaçar a segurança física dos usuários.
Diante deste cenário, a Paraoficina Móvel, com serviços itinerantes, realizará a manutenção necessária e contribuirá para o aumento da durabilidade e funcionalidade das OPMs, impactando positivamente na vida das pessoas com deficiência física que precisam desses recursos.
Para o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, a iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo de tornar a cidade um modelo mundial em acessibilidade e inclusão: “É um modelo inovador! A cidade de São Paulo sendo mais uma vez, referência! O projeto vai atender principalmente pessoas de baixa renda, que contam com o poder público para garantir seus direitos, visando sempre melhora na qualidade de vida e autonomia”.

Como funcionará?

Os serviços serão prestados por dois técnicos especializados em OPMs, em um veículo adaptado com mobiliário e equipamentos específicos. Os atendimentos serão realizados prioritariamente nos Centros Especializados em Reabilitação – CERs, equipamentos de reabilitação da rede municipal de saúde.

A partir de 16 de novembro os Centros Especializados em Reabilitação (CERs) farão o agendamento das pessoas que precisam dos serviços nos dias previstos do cronograma de visitas. No dia marcado, o munícipe deverá apresentar o cartão do SUS e documento RG ou outro documento com foto. As visitas serão realizadas durante a semana, somente em dias úteis, quando poderão ser atendidas até 16 pessoas por dia, dependendo da complexidade do reparo.

O horário de atendimento será a partir das 9h00 até às 17h. O técnico da AACD irá preencher o Formulário de Atendimento do paciente e, após realizar a avaliação prévia, irá informar ao paciente sobre os reparos necessários. O paciente receberá um “Termo de Garantia de Serviços Prestados” pela Unidade Móvel.

Os serviços que não forem possíveis de realização na Paraoficina Móvel serão encaminhados para a Oficina Ortopédica da AACD Ibirapuera, na Rua Pedro de Toledo, 1.620. O técnico informará a complexidade do reparo ao paciente e orientará o mesmo a aguardar contato telefônico com a data do agendamento.

As unidades de Saúde que realizarão os primeiros agendamentos serão:

• Campo Limpo – R. Gastão Raul Fourton Bousquet, 377;
• Parelheiros – Av. Senador Teotonio Vilela, 8.895;
• Tucuruvi – Av. Zaki Narchi, 357;
• São Miguel – Rua Professor Antonio Gama de Cerqueira, 347;
• Lapa – R. Catão, 420;
• Flavio Gianotti – R. Padre Marchetti, 557;
• CER Sé – Rua Frederico Alvarenga, 259 – 3º andar

Sobre a AACD

A AACD possui uma infraestrutura completa, composta por um Hospital Ortopédico, Centros de Reabilitação e Oficinas para fabricação de próteses e órteses dedicadas à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. A Instituição oferece atendimento especializado para pacientes de todas as idades, do SUS, particular e de convênios e conta, ainda, com a área de Educação e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País. Acesse: aacd.org.br

Serviço: Lançamento da Paraoficina Móvel
Data: 7 de novembro – quinta-feira
Horário: 9h30
Local: Viaduto do Chá, 15 – Prefeitura de São Paulo

Serviço: Atendimento no Mutirão no Bairro do Itaim Paulista
Data: 9 de novembro - Sábado
Horário: 9h às 15h
Local: Mutirão Itaim Paulista

Foto da parte interna da van usada de oficina de próteses e cadeiras de rodas.

De Secretaria Especial de Comunicação