CEU Inácio Monteiro será palco da 5ª Feira de Troca de Livros

Desde sua primeira edição em julho de 2016, cerca de 2000 títulos foram trocados. Evento começa amanhã (terça-feira, dia 8) e vai até o dia 18 de outubro.

Incentivar a leitura é uma das missões da Prefeitura de São Paulo. A 5ª edição da Feira de Troca de Livros do Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro será realizada de 08 a 18 de outubro na biblioteca Adelaide de Castro Alves Guimarães, situada no próprio CEU Inácio, localizado em Guaianases, na Rua Barão Barroso do Amazonas, s / n.

A feira possibilita ao público leitor trocar títulos que já foram lidos por eles e adquirir novos exemplares, oferecidos no momento da troca. Os gêneros encontrados na feira são diversos. Entre eles é possível encontrar temas como ficção, não ficção, infantil, juvenil e público adulto.

Realizado desde julho de 2016, o projeto já efetivou 2 mil trocas de livros. Mesmo assim, continua crescendo na busca efetiva da democratização da leitura, propondo trocas, ao invés da compra de novos títulos pelos leitores, incentivando uma atitude sustentável. Assim, todos são beneficiados através da ação, inclusive o meio ambiente.

A feira possibilita ainda, a renovação do acervo da biblioteca Adelaide de Castro Alves Guimarães, já que as trocas são realizadas simultaneamente, beneficiando ambas as partes envolvidas. Vale ressaltar que a Feira de Troca de Livros é desenvolvida em parceria com o Núcleo de Educação, dentro da proposta do programa “Nossa Pegada”, que é um programa de educação ambiental para a conscientização sobre o meio ambiente, uma educação voltada para a sustentabilidade, desenvolvido no próprio CEU.

A divulgação do projeto é realizada nas escolas, nos comércios da região, nas associações do bairro e nas redes sociais. Em média 130 pessoas comparecem e participam do evento, efetuando cerca de 150 trocas de títulos por edição.

Em 2018, durante a Virada Sustentável, também aconteceu a 1ª Feira de Troca de Gibis, Mangás e Quadrinhos. Nesta primeira edição do projeto, foram trocados aproximadamente 240 livros, com uma grande participação do público e da comunidade local.

Confira a programação da Feira de Troca de Livros:

Local: Biblioteca do CEU Inácio Monteiro.
Endereço: Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n.
Data: De 08/10 até 18/10.
De terça a sexta-feira, das 9h00 às 18h00.
Nos sábados e domingos, das 9h00 às 15h00.

De Secretaria Especial de Comunicação