Secretários de diversos municípios de SP se reúnem para discutir políticas públicas na área da segurança

O encontro teve como objetivo debater propostas e trocar experiências entre cidades

 O tema segurança pública está cada vez mais presente no dia a dia do Poder Público e da sociedade. Para discutir os diversos aspectos que envolvem o assunto e criar oportunidades para apresentar propostas, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana de São Paulo organizou uma reunião técnica entre os Secretários Municipais de Segurança dos Municípios do Estado de São Paulo e Comandantes de Guardas Municipais, para tratar de assuntos referentes ao “Alinhamento das Secretarias Municipais de Segurança Urbana com o Sistema Único de Segurança Pública – SUSP”, que estabelece a integração dos órgãos e instituições da Segurança Pública Federais, Estaduais e Municipais.


Além do Secretário Municipal de Segurança Urbana, José Roberto Rodrigues de Oliveira, que coordenou o evento, compuseram a mesa diretora dos trabalhos as seguintes autoridades: Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, General João Camilo Pires de Campos; Comandante da GCM do Município de São Paulo, Carlos Alexandre Braga; Secretário Municipal de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio e o Secretário Municipal de Justiça, Rubens Rizek, representando o Prefeito de São Paulo, Bruno Covas.


O tema segurança vem ganhando grande visibilidade e, hoje, está presente nos debates dos diferentes níveis dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Sentimos um momento histórico diferente e esta é a oportunidade para resolvermos também as questões jurídicas, pois o trabalho do agente precisa ter um respaldo da Justiça”, comentou o Secretário Municipal de Justiça, Rubens Rizek.


A reunião técnica, que contou com a presença de Secretários e Guardas Civis de 108 cidades, aconteceu nesta quarta-feira (23), na sede da Prefeitura da cidade. Também estiveram no evento diversas autoridades da Secretaria Municipal de Segurança Urbana: Adjunto da Pasta, Fernando César Lorencini; Chefe de Gabinete, Celso Aparecido Monari; Coordenador do CTLI, Rogério Peixoto; Coordenador do CPIP, Alexandre Augusto O Campos; Corregedor da GCM, Vicente Nicola Novellino; Coordenador da Junta do Serviço Militar, Luiz Augusto Gonçalves de Aguiar, além dos Inspetores Superintendentes da GCM de São Paulo, integrantes do Alto Comando.


Foi uma ação pioneira da Secretaria Municipal de Segurança Urbana que vem buscando incessantemente a integração com todos os órgãos de segurança pública, com reflexo na redução do crime e aumento da sensação de segurança do cidadão de São Paulo e dos demais municípios.