Evento do MPSP debate enfrentamento da igualdade de gênero

Participantes puderam deixar sugestões de atuação

Evento organizado pelo Ministério Público de São Paulo, sobre igualdade de gênero teve a participação da Secretaria Municipal de Justiça. A Dra, Rochely Di Gesu, assessora especial da Prefeitura acompanhou as propostas apresentadas pelos representantes de 70 movimentos sociais na Roda de Conversa – Gênero, Igualdade e Políticas Públicas.

Durante toda a manhã e início da tarde, integrantes da sociedade civil debateram questões de igualdade de gênero e a construção de políticas públicas para o enfrentamento do tema. As discussões foram acompanhadas por promotores de Justiça que irão receber as demandas, analisá-las e dar encaminhamento às propostas. Algumas delas foram, inclusive, fixadas pelos participantes num mural instalado no MPSP.

As sugestões foram debatidas pelos participantes com base nos temas das três rodas de conversa do dia: participação e representatividade da mulher na política; violência, assédio e saúde da mulher e autonomia e educação para a igualdade.
Entre as propostas encaminhadas destaca-se a construção de uma articulação permanente de entidades para avaliar a participação feminina no sistema partidário e de políticas públicas em geral; estimular rodas de conversa em espaços de saúde; capacitação de profissionais da rede protetiva para atendimento de casos de violência contra a mulher; viabilizar atendimento especializado à mulher em delegacias de polícia 24 horas por dia e sete dias da semana; discutir e dar voz ao debate sobre gênero nas escolas.