Coleta Seletiva no GP Brasil de Fórmula 1

 

BALANÇO DA COLETA DO GP BRASIL

Atualizado em 28/10/2009


A coleta seletiva realizada no autódromo de Interlagos no GP Brasil de Fórmula 1 atingiu as expectativas da Cooperativa Coopercaps, conveniada à Prefeitura.

Foram mais de 28 toneladas de resíduos recicláveis coletados. O material campeão foi o plástico com aproximadamente 9.400 quilos. Em segundo lugar ficou papel com 9.300 quilos. Logo após veio metal com 6320 quilos e vidro com um pouco mais de 3000 quilos.

A cooperativa contou com um contingente de 86 pessoas, sendo que 64 estavam no autódromo e 22 davam apoio na central de triagem.

Vale lembrar que esta edição da coleta no GP Brasil foi especial já que os troféus dos vencedores do GP foram feitos com o polipropileno vindo das garrafas pet coletadas pela Coopercaps. 
 

 

-

 

Conveniada com a Secretaria de Serviços, a Cooperativa Coopercaps vai realizar, entre os dias 15 e 18, das 7 às 17 horas, a Coleta Seletiva em todos os setores do autódromo de Interlagos, durante o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Ao todo 54 cooperados farão a coleta e o transporte dos materiais recicláveis para a Central de Triagem que fica na Capela do Socorro.

 

O trabalho de coleta seletiva no autódromo, feito por cooperativas conveniadas com a Prefeitura de São Paulo, acontece desde 2004. Em todos estes anos foram coletadas mais de 25 toneladas de materiais recicláveis, como garrafas PET, latinhas, papel, plásticos e papelão. A expectativa da Coopercaps é recolher em torno de 70% dos resíduos gerados durante todos os dias do evento.

 

A grande novidade deste ano será a confecção dos troféus com material reciclado, que serão produzidos pela Braskem. A cooperativa vai fornecer parte do material recolhido no autódromo, montar uma mini usina de reciclagem na área VIP do circuito e participar do processo de produção. Os troféus serão feitos de tampas de garrafas pet, de polipropileno.

 

As cooperativas de reciclagem ligadas à Secretaria de Serviços já estão acostumadas a realizar trabalho de coleta seletiva em grandes eventos da cidade. Além do GP Brasil de Fórmula 1, o Carnaval, as festas tradicionais de rua, as feiras e exposições também fazem parte dos roteiros das cooperativas. A ação dá destino correto aos resíduos seletivos e incrementa o orçamento dos cooperados.