Secretário de Serviços anuncia novas medidas de auxílio à prevenção de enchentes

30 mil placas de identificação já começaram a ser instaladas nas bocas de lobo, facilitando diagnóstico das necessidades dos locais

O Secretário Municipal de Serviços, Simão Pedro, anunciou neste sábado (12/01) novas medidas para a melhora na limpeza urbana, auxiliando nos trabalhos de prevenção às enchentes, em atendimento às determinações do Prefeito Fernando Haddad.
Em reunião na sede da Secretaria de Serviços, com representantes da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), e das empresas Soma e Inova, responsáveis pela limpeza urbana da capital, Simão determinou o reforço na limpeza dos 132 pontos de alagamento detectados pelo Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), além da instalação de 30 mil placas com códigos de barras em bocas de lobo. Com isso, será possível a utilização de um leitor conectado à internet, que proverá um relatório completo sobre as últimas limpezas das bocas de lobo e todo o seu histórico, além de fotos, possibilitando um diagnóstico mais rápido sobre as necessidades dos bueiros.
As empresas Soma e Inova, responsáveis pelos trabalhos de varrição, limpeza de bocas de lobo, lavagem de vias, instalação de lixeiras e operação de Ecopontos, também passarão a fornecer relatórios periódicos sobre as ações de limpeza nos pontos críticos, inclusive com o detalhamento de possíveis problemas que colaboram com a não vazão da água nos equipamentos de drenagem.
O pacote de medidas contemplará também a readequação da coleta de resíduos em centros comerciais, evitando a exposição de sacos de lixo em vias públicas. Nesta terça-feira (15/01), o Secretário Simão Pedro se reunirá com representantes do comércio do Brás, além da Amlurb, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Subprefeitura da Mooca e as empresas responsáveis pela coleta e limpeza do Brás (Loga e Inova, respectivamente), para apresentar um novo modelo logístico de coleta na região.
As responsáveis pela limpeza pública também receberam a determinação de detalhar e rever os atuais planos de coleta dos sacos de lixo da varrição, de forma a acelerar o recolhimento, para reduzir o tempo de exposição dos resíduos acondicionados em vias públicas. As empresas devem apresentar os novos planos até a próxima terça-feira (15/01).