Em Santana quase 7 mil pontos de iluminação reformulados

Mandaqui e Tucuruvi também são beneficiados com as melhorias

O Departamento de Iluminação Pública (Ilume), ligado à Secretaria de Serviços, remodelou 6.686 pontos de iluminação entre janeiro de 2009 e outubro de 2012, por toda a região da Subprefeitura Santana/Tucuruvi. Um total de 215 novos pontos foi instalado também.

Ao longo de 35,7 quilômetros quadrados (km²), a Subprefeitura Santana Tucuruvi abriga aos distritos do Mandaqui, Santana e Tucuruvi, ostentando a alcunha de ser um dos bairros mais antigos da região Norte da cidade, com seus 230 anos.

As melhorias na rede de iluminação de Santana e seus distritos podem ser vistas em locais como as ruas Coronel Manoel Py e Ladário ou nas avenidas Basiléia, Alvaro Machado Pedrosa e Adolfo Coelho.

Mais próximo ao centro encontramos a Praça Campo de Bagatelle, que recebeu mais de 40 novas lâmpadas de Vapor Metálico, além das avenidas Santos Dummont (trecho de Santana) e Olavo Fontoura, e da Rua Professor Milton Rodrigues, que juntas ganharam 130 lâmpadas de Vapor Metálico.

A remodelação consiste na substituição de lâmpadas de Vapor de Mercúrio por lâmpadas de Vapor de Sódio ou Vapor Metálico, que são mais eficientes e contém um fluxo maior de luminosidade. Luminárias, braços de sustentação e reatores também são trocados, caso tenha necessidade. Já a ampliação abrange a instalação de todo o conjunto da luminária, além dos braços de sustentação, cabos, reatores e, em alguns casos, até mesmo dos postes metálicos.

Todo o trabalho de remodelação e de ampliação nos distritos que compõem a Subprefeitura Santana/Tucuruvi, assim como em toda a cidade, foi feito com base em um complexo trabalho de cadastramento da rede de iluminação da cidade. A região conta com um projeto já definido para a remodelação de mais 3.914 pontos (totalizando 10.600).