Freguesia do Ó: quase 4 mil pontos de iluminação remodelados

Benefícios contemplam também ao distrito da Brasilândia

Um total de 3.802 pontos de iluminação foi remodelado, de janeiro de 2009 a outubro de 2012, em toda a região da Subprefeitura Freguesia/Brasilândia. As melhorias são feitas pela Secretaria de Serviços, através do Departamento de Iluminação Pública (Ilume).

Outros 482 novos pontos de iluminação também foram instalados nesta subprefeitura que em seus 32,2 quilômetros quadrados (km²) abrange aos distritos da Brasilândia e a histórica Freguesia do Ó, ostentando 432 anos de vida e ainda com várias características do século passado como árvores centenárias, construções antigas e o Largo da Matriz, localizado em uma das colinas da Freguesia, onde desde 1901 está a bela Igreja de Nossa Senhora do Ó, palco de festas tradicionais como a Festa do Divino, o Assentamento da Cruz e a da Nossa Senhora do Ó.

As melhorias na rede de iluminação da Freguesia do Ó e da Brasilândia podem ser vistas em locais como as ruas Aparecida do Taboado, Goulart de Oliveira, Professor Viveiros Raposo, Frutal e Raulino Galdino da Silva. A Praça Flávio Rangel, que fica próxima à Avenida Santa Marina, recebeu 20 novos pontos com 36 lâmpadas de vapor metálico, iguais às utilizadas na Avenida Paulista, melhorando a freqüência de visitantes do local que conta até com uma pista de skate.

A remodelação consiste na substituição de lâmpadas de Vapor de Mercúrio por lâmpadas de Vapor de Sódio ou Vapor Metálico, que são mais eficientes e contém um fluxo maior de luminosidade. Luminárias, braços de sustentação e reatores também são trocados, caso tenha necessidade. Já a ampliação abrange a instalação de todo o conjunto da luminária, além dos braços de sustentação, cabos, reatores e, em alguns casos, até mesmo dos postes metálicos.

Todo o trabalho de remodelação e de ampliação nos dois distritos que compõem a Subprefeitura da Freguesia/Brasilândia, assim como em toda a cidade, foram executados com base em um complexo trabalho de cadastramento de toda a rede de iluminação da cidade, que se encontra em fase final de execução pelo Ilume. A região conta com um projeto já definido para a remodelação de mais 3.498 pontos (totalizando 7.300) e acréscimo de 165 novas unidades (totalizando 647).