Ecopontos recebem 229 mil metros cúbicos de resíduos em 2011

Quantia é quase o dobro do total descartado em 2010

Em todo o ano de 2011 os 46 Ecopontos da Prefeitura de São Paulo receberam 229 mil metros cúbicos (m³) de resíduos. A quantia é 90% maior que no ano de 2010, quando 120 mil m³ foram entregues em todas unidades.

A Secretaria Municipal de Serviços concluiu o balanço que demonstra o aumento no volume de resíduos descartados nos Ecopontos. Desde que a multa para quem descarta lixo em via pública foi reajustada ao valor de R$ 12 mil, em junho de 2010, o descarte em Ecopontos vem crescendo gradativamente. Para se ter uma idéia, em 2009 foram 83 mil m³ entregues nesses equipamentos públicos. Em 2010 o número saltou para 120 mil m³, registrando um aumento de 44%.

Dos 229 mil m³ recebidos em 2011 nos 46 Ecopontos da cidade, 74,5% são de materiais volumosos (grandes objetos como móveis, sofás, entre outros), 21,5% de entulho e 4% foram de materiais recicláveis.

O descarte correto de entulho e outros resíduos evita o entupimento de bueiros e enchentes nas vias públicas. Para isso, a Prefeitura disponibiliza os Ecopontos onde cada munícipe pode levar por dia até um metro cúbico (equivalente a uma caixa d´água de mil litros) de resíduos, como materiais de construção civil (cimento, entulho, tijolos, restos de azulejos, madeiras, e outros entulhos), móveis velhos, podas de árvores e outros tipos de materiais volumosos, além de resíduos recicláveis.

As unidades de descarte voluntário não recebem pneus, materiais de amianto, resíduos hospitalares e de saúde (remédios, seringas, algodão sujo, gaze, entre outros), e lixo domiciliar.

Para ampliar o atendimento à população a Prefeitura está expandindo a rede de Ecopontos e já iniciou os procedimentos de implantação de mais 40 novas unidades por toda a cidade. Além destes, a administração pública está definindo outros locais que possam abrigar novos Ecopontos, chegando a 96 unidades e atendendo a todos os distritos da capital.

Horário de Atendimento Ampliado

A Prefeitura de São Paulo implantou em dezembro um novo modelo de limpeza pública e estendeu o funcionamento de todos os Ecopontos que agora também operam em horários não comerciais, além de sábados, domingos e feriados. De segunda à sábado o horário é das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h. A relação com os endereços de todas as unidades pode ser encontrada no site do Limpurb (www.limpurb.sp.gov.br) ou através da Central de Atendimento da Prefeitura – 156.