Rede de laboratórios da Prefeitura de São Paulo promove oficinas gratuitas, para prototipagem de troféu da 3ª edição do Prêmio Nelson Mandela

FAB LAB LIVRE SP será responsável pela confecção de troféu do maior evento municipal, criado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos Cidadania, que valoriza comunidades negras e povos indígenas e tradicionais da cidade.

A rede FAB LAB LIVRE SP, coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), por meio da Prefeitura de São Paulo, é a maior rede de laboratórios públicos do mundo. Como forma de representar a luta pela igualdade racial na cidade, o programa incluirá em sua programação oficinas para a criação de projeto de troféu Prêmio Nelson Mandela. As atividades serão direcionadas a pessoas negras e indígenas, com conhecimentos prévios em ferramentas digitais utilizadas nos campos do design de produto, arquitetura, artes visuais e áreas correlatas.

O Prêmio Nelson Mandela, instituído pela Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, projeto vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), tem como propósito reconhecer e valorizar iniciativas que promovam os direitos da população negra e dos demais grupos étnico-raciais no município de São Paulo. A cerimônia de premiação acontecerá no mês de novembro, alusivo à consciência negra, e contemplará programas e projetos de associações, fundações, organizações não governamentais, núcleos religiosos ou artísticos.

 

 Materiais disponiveis no laboratório de fabricação digital FAB LAB Centro Cultural Penha | Foto: ASCOM SMIT

A parceria entre a rede FAB LAB LIVRE SP e a SMDHC visa o desenvolvimento e a experimentação de modelos de troféus exclusivos e inovadores, utilizando as ferramentas e tecnologias avançadas disponíveis nos laboratórios da Prefeitura de São Paulo. Durante a oficina de confecção, dividida em dois encontros, os participantes terão acesso a diversas ferramentas e recursos para prototipagem, incluindo softwares livres para desenhos, impressoras 3D, máquinas de corte a laser e componentes eletrônicos. Além disso, para aqueles que preferirem técnicas manuais, serão disponibilizadas máquinas de costura, ferramentas de marcenaria e métodos de reciclagem.

As atividades de design da premiação acontecerão no FAB LAB Centro Cultural Penha, durante dois sábados, e serão ministradas por uma equipe técnica especializada em fabricação digital e manuseio dos maquinários. No primeiro dia (24/06), o encontro acontecerá das 10h às 19h, com pausa de uma hora, e será destinada à idealização das peças e prototipagem do objeto. Já na segunda parte da oficina (01/07), das 10h às 14h, os alunos irão trabalhar com a fabricação e finalização das peças. Ao final do curso, será possível a emissão de certificados para aqueles que comparecerem nos dois dias de atividades.

Inscreva-se pelo site e desenvolva seu projeto de troféu no FAB LAB LIVRE SP.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br