Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia promove iniciativas de inclusão social em programas de atendimento ao cidadão

Descomplica SP é destaque na contratação de pessoas da comunidade LGBTQIA +, que são acolhidas com igualdade de oportunidades.

Matheus Raphael e Debrah Silvie servidores trans do programa Descomplica SP | Foto: ASCOM SMIT
 

Os programas da Prefeitura de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), buscam garantir o acesso à inovação, informação e resoluções de demandas, por meio da tecnologia, para todos os cidadãos da capital. Sendo assim, é crucial que haja uma satisfação dos munícipes em relação aos serviços disponibilizados, principalmente no que diz respeito ao atendimento prestado pelos servidores.

A capacitação de profissionais que desempenham funções na área do serviço público é um princípio fundamental, para a prestação de um serviço de excelência. Desta forma, a SMIT reconhece a importância de cultivar um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo em seus programas. Com isso, por meio de medidas e políticas internas, a secretaria se empenha em acolher e integrar colaboradores da comunidade LGBTQIA+ para atuar nas unidades de seus programas, como forma de proporcionar um ambiente seguro e livre de quaisquer formas de discriminação, onde esses indivíduos possam desenvolver plenamente suas habilidades e talentos.

O Descomplica SP, coordenado pela SMIT, possui 11 unidades espalhadas pela capital e visa solucionar de maneira simplificada as demandas dos cidadãos, realizando mais de 350 serviços públicos municipais, com um atendimento humanizado e prático. O programa valoriza as políticas públicas de inclusão social, no âmbito da contratação dos colaboradores, atualmente trabalham 11 servidores trangêneros em toda a rede Descomplica SP.

A contratação, com registro formal, de pessoas trans para integrar o quadro permanente de funcionários do programa Descomplica é intermediada pelo Transcidadania, programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura de São Paulo. Essa iniciativa tem como objetivo oferecer oportunidades de aprimoramento profissional, para pessoas travestis, mulheres transexuais e homens trans que se encontram em situação de vulnerabilidade. Clique AQUI para saber mais.

Debrah Silvie, mulher trans de 52 anos, é atendente no Descomplica SP Digital, na unidade Cidade Tiradentes. Sua trajetória profissional teve início em 2018, por meio do programa Transcidadania, no qual foi apresentada por uma amiga. Durante a participação no programa Debrah teve a oportunidade de aprimorar os conhecimentos e realizar cursos de formação profissional. Para ela, essa experiência representou uma significativa oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, considerando a existência de casos de homofobia no mercado de trabalho. Além disso, Debrah considera gratificante poder auxiliar os cidadãos do município, resolvendo suas demandas por meio do seu trabalho no Descomplica SP.

“O Descomplica é uma mãe, o programa abraçou todas as mulheres e homens trans. Aqui me ensinaram muita coisa; a trabalhar com o público, com pessoas de todas as idades, com os serviços e principalmente de como lidar com o munícipe. Não existe preconceito, fomos abraçados, as pessoas têm amor pelo serviço que nós, pessoas trans, prestamos. Devemos apenas dedicação." Debrah Silvie, atendente no Descomplica SP Digital - Cidade Tiradentes.

Garantindo a reintegração social no Descomplica, o Matheus Raphael de 23 anos, homem trans, é mais um dos colaboradores do programa. Atuando desde agosto/22 como atendente no núcleo da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania pelo Descomplica SP Jabaquara, Matheus relata que o ambiente de trabalho é extremamente acolhedor, o que evidencia a importância do Descomplica, e ele faz questão de oferecer apoio aos demais funcionários da mesma maneira.

“Eu tive bastante acolhimento no Descomplica Jabaquara, isso porque os princípios do programa sempre foram favoráveis a nós. Hoje eu faço questão de abraçar todas as pessoas trans que irão começar a trabalhar na unidade." Matheus Raphael, atendente no núcleo da SMDHC - Descomplica Jabaquara.

 

DIA DO COMBATE À HOMOFOBIA:

O Dia Internacional do combate à Homofobia, comemorado em 17 de maio, foi instituído após a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirar a homossexualidade da lista de doenças. A data proporciona a conscientização sobre a diversidade e enfatiza a importância da igualdade para todos, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero. A luta da comunidade LGBTQIA+ é constante, e na diversidade que sua força reside.

 

A abordagem inclusiva adotada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, fortalece a diversidade e proporciona resultados significativos tanto para os colaboradores quanto para a própria SMIT no que diz respeito à igualdade. Ao acolher e valorizar as diferentes comunidades, cria-se um ambiente propício para o surgimento de soluções inovadoras, promovendo o desenvolvimento de projetos e programas que atendam às necessidades da sociedade de forma mais eficiente e inclusiva.

Desde que assumi a Secretaria de Inovação e Tecnologia, a convite do Prefeito Ricardo Nunes, além de impulsionar a inovação, usar a tecnologia para levar melhorias à população, uma das minhas bandeiras é a inclusão de pessoas, o apoio a causas humanas e à diversidade. No quadro de funcionários da SMIT há deficientes, indígenas, pretos e LGBTQIA+ todos integrados aos quadros de trabalho para os quais foram capacitados. É de extrema importância garantir dignidade para esses trabalhadores que nos ajudam a fazer um atendimento de excelência nas unidades do Descomplica. A pesquisa de satisfação mostra 99,6% de satisfação com o serviço prestado ao cidadão." Delegado Bruno Lima, Secretário de Inovação e Tecnologia.

 

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br