Sistema SP156 reforça atendimento para auxiliar pessoas em situações de rua durante onda de frio prevista para o feriado

Em parceria com a SMADS e demais órgãos municipais, equipe do SP156 estará atenta à necessidade de solicitações, por meio de seus canais de atendimento, para o auxilio a pessoas em situação de rua devido a onde de frio no feriado.

Equipe central de atendimento SP156 | Foto: Marcello Zambrana - ASCOM SMIT 

A Prefeitura de São Paulo por meio da central SP156, coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), irá iniciar, a partir desta quinta-feira (20), uma atenção maior em seus canais de atendimentos, como central telefônica, APP e Portal, para solicitações de auxilio a pessoas em situações de rua. O chamado será direcionado a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), que desenvolveu iniciativas para assegurar o enfrentamento à onda de frio prevista nos dias de feriado prolongado.

Serão instaladas três tendas de atendimento, na Praça da República e Praça Marechal Deodoro, no centro da cidade, e na Praça Cid José da Silva Campanella, na Mooca, zona leste. Nestes locais, haverá distribuição de cobertores e serão servidas bebidas quentes, além dos encaminhamentos com transporte para serviços de acolhimento.

As vagas emergenciais de pernoite serão distribuídas no Ginásio da Portuguesa, na zona norte, e nos clubes municipais de Santana, também na zona norte, Independência, na zona sul, e Barra Funda, na zona oeste.

Operações Baixas Temperaturas

O decreto para ativar a Operação Baixas Temperaturas será publicado no dia 30 de abril. A partir desta data são estabelecidas diretrizes da ação, que prevê intensificar as abordagens sociais realizadas às pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade social.

Ampara SP

O Programa Ampara SP, que teve início no último dia 10 de abril, continua realizando atendimento integral com escuta e acolhimento feitos por profissionais interdisciplinares, tais como pedagogos, sociólogos, terapeutas ocupacionais e arte-educadores. Só na primeira semana de atuação das novas equipes, foram realizados 917 atendimentos à população em situação de rua, que resultaram em 355 encaminhamentos aos serviços de acolhimento.

As pessoas que aceitam as ofertas de acolhimento são encaminhadas para vagas contratadas pela Prefeitura em hotéis, localizados no centro, preparados para receber, em equipamentos separados, pessoas sozinhas, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIA+.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação SMIT
inovação@prefeitura.sp.gov.br