Mês da Mulher: Cultura Maker é abordada exclusivamente para as mulheres em laboratórios de fabricação digital da Prefeitura de São Paulo

Durante o mês de março programa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia irá promover atividades para produção de artigos personalizados.

Mulher em oficina de marcenaria – Foto: Ascom SMIT

A rede FAB LAB LIVRE SP, coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) por meio da Prefeitura de São Paulo, é a maior rede de laboratórios públicos da América Latina e disponibiliza em suas unidades, espalhadas por toda a capital paulista, oficinas gratuitas de fabricação digital, com curta e média duração, para toda à população.

Desta vez o programa, que visa instigar a criatividade fazendo o uso da cultura maker, ampliou mais uma vez a sua programação mensal com oficinas temáticas. Durante o mês de março a programação das unidades será voltada especialmente para as mulheres, homenageadas internacionalmente no dia 08 de março, onde técnicas de costura, arduino, marcenaria e reciclagem serão aplicadas.

Nos cursos de curta duração, que objetivam o estímulo e o desenvolvimento pessoal das mulheres por meio da prototipagem de peças, serão utilizados mecanismos da tecnologia de ponta disponíveis nos laboratórios. Nas oficinas de costura, por exemplo, utilizando exercícios de medida e corte, serão confeccionadas ecobags personalizadas fazendo uso da reciclagem; com o arduino, microcontrolador que permite o funcionamento automático e a criação de sistemas, o público geral poderá ser realizar roupas inteligentes com lilypad; nos espaços onde a marcenaria será desenvolvida a produção de porta canecas e construção de mobiliários serão feitas com a “mão na massa” pelo cidadão.

Durante a realização das oficinas não é necessário levar nenhum material, e no fim o artefato poderá ser levado para casa, com exceção dos componentes eletrônicos feitos com a técnica do Arduino.

Grupo de mulheres produzindo ecobags com sacolas plásticas - Foto: Ascom SMIT

Apresentar para os munícipes os diferentes meios de contato com esse mundo tão diversificado e conectado com a indústria 4.0, é crucial para o seu repertório, uma vez que ao aprender as funcionalidades dos equipamentos e desenvolver ideias criativas com a “mão na massa”, eles estarão dispostos a abrir o seu leque de possibilidades para as tecnologias que virão no futuro e aptos para as novas oportunidades no mercado de trabalho.

Abaixo se encontra a programação completa das oficinais especiais para as mulheres, disponíveis durante o mês de março nas unidades do FAB LAB LIVRE SP:


PLÁSTICO PRECIOSO

Criação de joias com reciclagem
11/03 | 10h às 14h: FAB LAB Vila Itororó

MARCENARIA
Construção de Mobiliário
08/03 | 14h30 às 18h30: FAB LAB Centro Cultural da Penha
28/03 | 14h às 18h: FAB LAB Galeria Olido

ARDUINO
Irrigação inteligente com válvula solenoide
22/03 | 14h30 às 18h30: FAB LAB Centro Cultural da Penha

Programação criativa com processing
28/03 | 14h às 18h: FAB LAB CCSP

Roupas inteligentes com Lilypad
03/03 | 15h às 19h: FAB LAB Vila Itororó

COSTURA
Fabricação de nécessaire
03/03 | 14h às 18h: FAB LAB Parque Anhanguera

Ecobag com plástico precioso
17, 24 e 31/03 | 9h às 13h: FAB LAB CEU Heliópolis

Ecobag com costura e pintura
27/03 | 14h às 18h: FAB LAB Casa da Memória de Itaquera

 

Os endereços das unidades estão disponíveis AQUI

Para participar das oficinas é necessário realizar cadastro no site oficial do FAB LAB, com o preenchimento de alguns dados e selecionar a unidade de sua escolha. Além disso, o agendamento pode ser feito na própria unidade.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br