SMIT publica Ata de Registro de Preços para contratação de aconselhamento em tecnologia

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia – SMIT, por meio da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação – CGTIC, publicou Ata de Registro de Preços para contratação de serviços técnicos especializados de pesquisa e aconselhamento imparcial em tecnologia da informação para a Prefeitura de São Paulo.

O mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é marcado pela evolução contínua, pela mudança de padrões e, consequentemente, pela incerteza do futuro. Nesse contexto, os gestores de TIC se veem constantemente em situações onde devem tomar decisões estratégicas, muitas vezes baseadas nas suas experiências e discernimento pessoais, em informações oriundas de fontes não muito confiáveis como a internet ou em informações vindas dos próprios fornecedores de tecnologias, o que podem comprometer a imparcialidade das análises, podendo acarretar riscos as políticas da Prefeitura.

A crescente diversidade de informações sobre tecnologia, além da dificuldade de acompanhamento diário das tendências do mercado, torna necessária a identificação de fontes confiáveis para a obtenção e seleção de informações, bem como de ferramentas e técnicas que permitam sua utilização e que habilitem os gestores de TIC a transformá-las em conhecimento para a tomada de decisões.

A adoção de determinadas tecnologias no setor público requer certo nível de entendimento e estudo analítico das tendências de mercado, pois, uma vez utilizadas, podem gerar um passivo de tecnologia, criado por sistemas que se tornam obsoletos e de difícil substituição, o que geraria prejuízos a Administração Pública Municipal.

Neste sentido, o apoio de empresas especializadas em pesquisa, análise, indexação e disponibilização de informações de suporte à tomada de decisões estratégicas em TIC pode fornecer o auxílio necessário aos gestores para reduzir o nível de incerteza e o risco dessas decisões, por meio de fontes confiáveis de informação, bem como de ferramentas, técnicas e metodologias para sua compreensão e utilização.

O apoio se dá por meio de assessoria ao processo decisório estratégico da Governança de TIC da Administração Municipal e de acompanhamento das tendências de mercado, buscando o aprimoramento constante das equipes de TIC. São oferecidos relatórios e outros documentos produzidos sobre o mercado com práticas de gestão para evolução da maturidade de TIC de forma alinhada com os objetivos presentes nos Planos Diretores Setoriais dos Órgãos (PDSTIC), Plano Diretor Geral (PDGTIC) e Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC).

Segundo o Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação da SMIT, André Tomiatto de Oliveira, “as Atas de Registro de Preços (ARP) são resultados de processos licitatórios específicos com o objetivo de facilitar, dar ganho de escala e padronizar as compras públicas. Neste sentido, a expectativa é que a ARP promova condições de melhoria, facilitação e inovação nos serviços prestados pela Administração Pública Municipal, de modo a ampliar a qualidade do atendimento ao cidadão, promover sua participação no desenvolvimento de uma cidade inteligente e disseminar o uso de tecnologias, contribuindo para o desenvolvimento econômico da Cidade”.

Para o Secretário da SMIT, Juan Quirós, “o desafio de elevar a capacidade tecnológica e de inovação da Prefeitura é missão de nossa Secretaria, o que impacta profundamente na forma como a Administração Pública Municipal atende a população paulistana e melhora a qualidade de vida das pessoas, especialmente nas áreas de maior vulnerabilidade social”.

Acesse a Ata de Registro de Preços Nº 01 SMIT/2023.

A SMIT É O ÓRGÃO GERENCIADOR DOS SERVIÇOS REGISTRADOS NA ARP Nº 01/SMIT/2023, SENDO ASSIM, OS ÓRGÃOS INTERESSADOS NOS SERVIÇOS REGISTRADOS DEVERÃO ENTRAR EM CONTATO POR MEIO DO E-MAIL cgtic@prefeitura.sp.gov.br.