Rede FAB LAB LIVRE SP oferece programação especial de férias para a população da cidade de São Paulo

Programa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia visa instigar a criatividade por meio da cultura maker, organizando oficinas de curta e média duração que estarão disponíveis gratuitamente durante o mês de janeiro.

A rede FAB LAB LIVRE SP, coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) por meio da Prefeitura de São Paulo, disponibiliza em suas unidades, espalhadas por toda a capital paulista, oficinas gratuitas de fabricação digital para toda à população.

Como forma de valorizar a “cultura maker”, filosofia que difunde a ideia da criação de um projeto ou invenção por uma única pessoa ou grupo, durante o mês de janeiro o programa FAB LAB LIVRE SP irá amplificar a sua programação, instituindo atividades como: produção de jogos de tabuleiro e brinquedos em MDF, buscando entreter as crianças e incentivar o empreendedorismo para o público adulto.

Os cursos de fabricação digital, elaborados especialmente para o período de férias, serão realizados por meio de máquinas de corte a laser, responsável pela produção de objetos decorativos, brinquedos e maquetes; atividades lúdicas com técnicas de robótica e eletrônica, como motores e sensores; além da digitalização de objetos com a técnica 3D. Os inscritos nas oficinas utilizarão o “KIT RUTE”, método educacional criado no Brasil, que torna o aprendizado das pessoas de diversas faixa etárias mais acessível.

 Mão segurando brinquedo produzido em oficina de robótica - FOTO: ASCOM

Apresentar para os cidadãos os diferentes meios de contato com esse mundo tão diversificado e conectado com a indústria 4.0, é crucial para o seu repertório, uma vez que ao aprender as funcionalidades dos equipamentos e desenvolver ideias criativas com a “mão na massa”, eles estarão dispostos a abrir o seu leque de possibilidades para as tecnologias que virão no futuro e aptos para as novas oportunidades no mercado de trabalho.

 

Abaixo se encontra a programação completa dos cursos de curta e média duração disponíveis durante o mês de janeiro nas unidades do FAB LAB LIVRE SP:

Brinquedos com Corte a Laser
- 07/01 (14h às 18h) Fab Lab Itaquera
- 27/01 (14h às 18) Fab Lab CCJ
- 28/01 (10h às 14h) Fab Lab CCSP

Jogos de Tabuleiro com Corte a Laser e Inskscape

- 27/01 (9h às 13h) Fab Lab Galeria Olido
- 27/01 (14h às 18h) Fab Lab São Joaquim-Guarapiranga
- 27/01 (10h às 14h) Fab Lab Vila Itororó

Atividades lúdicas com eletrônica e Kit Rute: da aplicação à fabricação

- 27/01 (10h às 14h) Fab Lab CCSP

Digitalização de Pessoas e Objetos com Scanner 3D e Sense 3D

- 18/01 (14h às 18h) Fab Lab Cidade Tiradentes

 

Os endereços das unidades estão disponíveis AQUI 

Para participar do curso na unidade de sua escolha, basta realizar o cadastro no site do FAB LAB LIVRE SP AQUI

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br