Carta de Serviços ao Cidadão, do SP 156, foi um dos projetos vencedores do Premia Sampa 2022

Ferramenta que apresenta de forma centralizada todas as orientações necessárias de como e onde solicitar serviços públicos foi o segundo vencedor da categoria Inovação em Linguagem Simples

O projeto “Cartas de Serviços ao cidadão: A melhoria na informação como base para a excelência no atendimento ao público”, criado por equipes do SP156, da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), foi reconhecido em 2º Lugar na categoria Inovação em Linguagem Simples, do Premia Sampa 2022. Prêmio que tem como objetivo a valorização dos servidores públicos com atitude inovadora no atendimento ao cidadão.
 

Divulgação: Marcello Zambrana
(Da esquerda para direita na foto, estão: Secretário de Inovação e Tecnologia Juan Quirós, Tabata Ribeiro, Luzilene Golçalves e a Secretária de Gestão Marcela Arruda).

A cerimônia aconteceu na segunda-feira (12), às 09h, e contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o Secretário Municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, e a Secretária Municipal de Gestão, Marcela Arruda, responsáveis pela realização do Premia Sampa. Eles entregaram os certificados às esquipes responsáveis pelos projetos vencedores que, nesta edição, foram divididos em 5 categorias, sendo elas: Larga Escala, Iniciativas Locais, Processos Internos, Políticas Públicas, Linguagem Simples e Inovação Aberta.

Equipes do SP 156, composta pelos integrantes: Tabata Ribeiro, Luzilene Golçalves, Fabiana Gregório, Arthur Nascimento e Josefina Pasquato, subiram ao palco para receber o prêmio pelo projeto “Cartas de Serviços ao cidadão: A melhoria na informação como base para a excelência no atendimento ao público” vencedor do 2º lugar da categoria Inovação em Linguagem Simples.



Divulgação: Marcello Zambrana

(Troféu desenvolvido pelo “Istituto Europeo di Design” nas unidades do Fab Lab Livre SP)


O objetivo do projeto Cartas de Serviços ao cidadão, é oferecer para a população, uma ferramenta que apresente de forma centralizada todas as orientações necessárias de como e onde solicitar, quais os prazos de atendimento e custos, sobre os serviços públicos de forma simples e popular.

“Para nós, receber este prêmio é uma honra e representa a importância dessa pauta. Quando falamos em informações sobre serviços públicos, estamos falando sobre o início do relacionamento entre as pessoas e a prefeitura, sobre o primeiro passo para o acesso aos direitos e garantia do exercício da cidadania. É um trabalho que se relaciona com todos os órgãos e secretarias, e reverbera para toda a sociedade paulistana. Talvez não exista hoje, uma atuação tão em larga escala e abrangente como esta na cidade, especialmente em se tratando dos Canais SP156. Chegar até aqui é o reconhecimento de que só é possível pensar inovação em governo e humanização do atendimento público, quando centralizamos o tema da qualidade e melhoria das informações fornecidas” concluiu Tabata Sousa da Luz Ribeiro, Supervisora do Núcleo da Carta de Serviços.

Atualmente, são mais de 1.200 Cartas de Serviços disponíveis nos Canais SP156, entre serviços informativos e solicitáveis, trazendo informações sobre todas as Secretarias do Governo Municipal e os serviços oferecidos por essas pastas.

"Parabéns aos funcionários da SMIT que tiveram a iniciativa de participar do Premia Sampa, o governo ganha muito com funcionários que têm o espírito inovador, em pró da sociedade. Isso garante uma metrópole mais justa, moderna e uma população mais feliz”, parabenizou o Secretário de Inovação e Tecnologia Juan Quirós.

 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br