FAB LAB LIVRE SP promove estande de atividades na II Expo Internacional Dia da Consciência Negra

Rede de laboratórios terá programação exclusiva com oficinas de fabricação digital que terá foco na cultura africana e representatividade negra.

Nos dias 18,19 e 20 acontecerá no Expo Center Norte em São Paulo a 2ª edição da Expo Internacional Dia da Consciência Negra, que tem parceria com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e a Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento visa difundir a cultura negra e combater o racismo estrutural, além de reafirmar a capital paulista como indutora do debate e das ações para promoção da igualdade racial.

O FAB LAB LIVRE SP, rede de laboratórios públicos que executam confecções de projetos por meio da fabricação digital e que incentivam a cultura maker, coordenada pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), terá um estande exclusivo no evento, onde serão confeccionados materiais voltados para cultura africana e representatividade negra.

O estande com oficinas de fabricação digital estará exposto no Pavilhão Branco, ao lado da ala de cultura, a partir do primeiro dia de evento. Atividades de estampas, gravuras e impressão 3D serão acessíveis para todo o público do evento e serão realizadas com o auxílio da equipe técnica do FAB LAB. Segue abaixo, descrição de atividades disponíveis durante toda a programação da Expo Internacional:

Estampas Adinkras em tecido:
Como uma forma de valorizar aspectos históricos e artísticos da cultura africana, abordaremos a origem e os significados dos ideogramas Adinkras, constituintes da região da Costa do Marfim, Togo e principalmente Gana. Como atividade prática, serão reproduzidos símbolos por meio de estampas em tecidos, com o uso de carimbos cortados a laser.

Duração da atividade: 1 hora
Quantidade de pessoas por turma: 4 pessoas

 

• Gravura: Montando o Território Negro através da Xilogravura: 
A oficina tem como objetivo abordar a história negra territorial que é constantemente apagada e substituída. A atividade irá trabalhar um bairro ou monumento que conte a história da comunidade preta no local, e após esse mapeamento transformar esse monumento em uma gravura através do entalhe da madeira. Será realizada uma introdução da prática de Xilogravura.

Duração da Atividade: 2 horas
Quantidade de pessoas por turma: 7 pessoas

 

Impressão 3D: brinco afro
A atividade tem como objetivo apresentar noções básicas à impressão 3D, explicando o funcionamento do equipamento, especificação de materiais, limitações da máquina, preparação e execução de arquivos além de boas práticas no desenvolvimento de objetos de plástico.

Duração da atividade: 40 minutos
Quantidade de pessoas: 10 pessoas

 

PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES

Sexta, 18/11
12h Impressora 3D: Brinco Afro
14h Impressora 3D: Brinco Afro
18h Gravura: Montando o territorio negro atraves da xilogravura
20h Gravura: Montando o territorio negro atraves da xilogravura

Sábado, 19/11
12h Estampas adrinkas em tecido
14h Estampas adrinkas em tecido
18h Impressora 3D: Brinco Afro
20h Impressora 3D: Brinco Afro

Domingo, 20/11
12h
Estampas adrinkas em tecido
14h Estampas adrinkas em tecido
18h Gravura: Montando o territorio negro atraves da xilogravura
20h Gravura: Montando o territorio negro atraves da xilogravura

LOCAL: Pavilhão Branco  Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme.

 

O combate ao racismo é tema de fundamental importância à Cidade de São Paulo, sendo assim, é de total relevância a execução de artefatos, como os que serão elaborados pelo FAB LAB LIVRE SP, que se remetem às influências do povo africano e de afrodescendentes na formação do Brasil e do mundo, para que assim a disseminação destas culturas sejam cada vez mais reconhecidas e respeitadas.
  

Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br